O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
O MUSEU ANTROPOLÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
PROPOSTA DE ATIVIDADE
O museu antropológico da UFG
O Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma instituição vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), voltado para pesquisa e extensão, que desde setembro de 1970, quando foi inaugurado, busca salvaguardar a cultura material indígena da Região Centro-Oeste do Brasil. Para tanto, nesse espaço são desenvolvidos diversos projetos culturais e ações de coleta, inventário, documentação, preservação, segurança, exposição e comunicação de seu acervo; originado em pesquisas antropológicas interdisciplinares.
O museu antropológico e universitário, conta com um acervo etnográfico e arqueológico culturalmente valioso, representativo de diversas populações atuais e pretéritas, expressivas da cultura regional e nacional. No Museu Antropológico são desenvolvidas aulas laboratoriais do Curso de Museologia da UFG. Além disso, o Museu apresenta exposições de longa e curta duração. No museu podemos encontrar uma exposição de longa duração, e que está exposta desde dezembro de 2006 é chamada Lavras e Louvores. Ela foi pensada para estimular a discussão sobre a construção simbólica das identidades regionais, principalmente, da região Centro-Oeste.
Exposição Lavras e louvores
Passo a passo da atividade
Passo 1 – Para desenvolver a proposta de atividade é necessário agendar uma visita no museu antropológico da UFG – Contato: 3209-6397 (Coordenação de Intercâmbio Cultural) e no site: https://www.museu.ufg.br/.
Passo 2 – A nossa proposta é que vocês levem os seus estudantes no museu, inicie a visitação e deixe-os livres para analisar as obras e objetos, depois vá com eles para o Jardim do museu, sentem-se em círculo, questione-os sobre o que entenderam.
Passo 3 – Após a fala de cada um faça uma explicação das obras e da história delas, após isso, leve-os novamente para a exposição e fale para fazerem uma nova análise.
Passo 4 – Por fim, oriente-os para que façam um relatório em grupos, de até 4 estudantes, explicando a análise e pontuando o que eles acharam do museu, após a finalização do relatório cada grupo apresentará em sala as suas observações.
Habilidades | Componente: História Habilidades: (EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados. (GO-EF03HI05-A) Problematizar os marcos de memória do lugar em que vive, em seus aspectos: definição, construção e representação. (EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes. (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. (EF15LP05-B) Utilizar os recursos dos tipos textuais: narração, descrição, prescrição, injunção, argumentação ou exposição para organização composicional e estilística do texto. (EF15LP10-A/B) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário respeitando o interlocutor, para melhorar a comunicação e a interação com o grupo. (EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas. |