You are currently viewing A Curiosidade tá ON –  O Brasil Colônia

A Curiosidade tá ON –  O Brasil Colônia

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

O Brasil Colônia

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “O Brasil Colônia”. Disponível em: https://youtu.be/YQi6SYwv0Zs?si=i46qLDa1RUSxqkf7

Você sabia?

Vocês sabem quem foi Pero Vaz de Caminha?

Então pessoal, ele é uma figura central na historiografia do Brasil por ser o autor da famosa “Carta a El-Rei Dom Manuel”, documento que relata o encontro dos portugueses com o território que viria a se tornar o Brasil. Caminha, um escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, foi encarregado de escrever sobre o que a expedição encontrou ao desembarcar na costa brasileira, em abril de 1500. Sua carta, além de descrever a paisagem e os habitantes locais, oferece um olhar sobre o pensamento europeu do período e a importância do feito para a Coroa portuguesa.

O documento mais conhecido de Pero Vaz de Caminha é a carta que ele escreveu ao rei em 1º de maio de 1500. Nela, Caminha descreve o primeiro contato dos portugueses com os habitantes indígenas da nova terra, oferecendo uma visão detalhada da natureza, do clima, das possibilidades econômicas e das pessoas que ali viviam. A carta é considerada o documento fundador da história escrita do Brasil, uma vez que é o primeiro relato oficial da presença portuguesa na região.

Pero Vaz de Caminha desempenhou um papel essencial na construção da história inicial do Brasil. Sua carta ao rei Dom Manuel é o primeiro documento escrito sobre a nova terra, oferecendo uma visão valiosa sobre o momento do “descobrimento”. Mais do que um simples relato, o documento de Caminha reflete as intenções políticas e econômicas da Coroa portuguesa, além de expressar a visão de mundo europeia sobre os povos indígenas. Seu relato é, portanto, uma fonte fundamental para o estudo do período e do início da colonização.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Na proposta de atividade de hoje, quero que você se imagine como o atual Pero Vaz de Caminha descrevendo nosso país. Você foi enviado de Portugal para dar notícias acerca de como está o Brasil atualmente.

Passo 1 – Elabore uma carta descrevendo nosso país atual, desde o clima, vegetação, animais, riquezas, pontos positivos e negativos, política, características populacionais, dentre outras informações que achar interessante. Sejam criativos e não esqueçam de seguir as normas para a escrita de uma carta.

Passo 2 – Caso tenham dúvidas sobre as normas de escrita de uma carta, podem acessar o QR code que se encontra aqui abaixo na tela e assista à videoaula sobre Carta Pessoal.

Disponível em: https://youtu.be/xRL6QPw6crU?si=vKM2_vFseFbsEeVA

Habilidades:Componente: História

(GO-EF07HI09-A) Identificar as nações indígenas originárias no período pré-colonial do Brasil e estabelecer relação com as nações indígenas na atualidade, refletindo sobre os contatos entre povos europeus e indígenas, conflitos e resistências no passado e no presente.
(GO-EF07HI09-B) Identificar, por meio de documentos escritos, lendas e mitos, e iconográficos, mapas, pinturas, gravuras, filmes e vídeos, as diferentes etnias indígenas na América portuguesa, com nomes, culturas, localização geográfica, ressaltando os conflitos, a luta pela
sobrevivência, fugas e suicídio, no período colonial, comparando semelhanças e diferenças no cotidiano desses povos na atualidade.
(EF08HI14) Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
(GO-EF08HI14-A) Entender o papel da escravidão africana para o mundo do trabalho no século XIX e sua relação com o comércio, economia interna, colônia, e externa,Transatlântico.
(GO-EF08HI14-B) Identificar as consequências vividas por populações afrodescendentes e indígenas egressas da tutela colonial e da escravização, na atualidade, problematizando as formas de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
Habilidades:Componente: Língua Portuguesa

(EF03LP13) Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, entre outros gêneros, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.