You are currently viewing A Curiosidade tá ON –  Formação da população brasileira e a divisão regional

A Curiosidade tá ON –  Formação da população brasileira e a divisão regional

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

Formação da população brasileira e a divisão regional

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “Formação da população brasileira e a divisão regional”. Disponível em: https://youtu.be/XOhJs0ZV6tU?si=z9rS-Elc0xx7WmCr

Você sabia?

Vocês sabiam que o Brasil é dividido em 5 regiões? São elas:

Região Norte: Esta vasta região é caracterizada pela presença da Floresta Amazônica, o maior bioma brasileiro. Apresenta uma grande biodiversidade, com uma população diversificada e uma economia marcada pela exploração de recursos naturais, como a mineração, a agropecuária e o turismo.

Região Nordeste: Marcada pelo clima semiárido na maioria de seu território, o Nordeste é conhecido pela sua cultura rica e diversa, com influências indígenas, africanas e europeias. A agricultura, a pesca, o turismo e a produção de energia eólica são algumas das atividades econômicas importantes nessa região.

Região Centro-Oeste: Composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal, essa região é caracterizada pelo cerrado e pela presença significativa do agronegócio. Além disso, o Centro-Oeste destaca-se pela sua produção de minérios, como o ouro e o nióbio, e pelo seu papel político, concentrando a capital do país, Brasília.

Região Sudeste: É a região mais populosa e industrializada do Brasil, composta pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O Sudeste concentra a maior parte da atividade econômica do país, com destaque para os setores de serviços, indústria automobilística, tecnologia, turismo e agricultura.

Região Sul: Caracterizada por um clima temperado, com estações bem definidas, e por uma economia diversificada, com destaque para a agropecuária, a indústria metalúrgica e a produção de energia elétrica. Os estados do Sul também se destacam pela qualidade de vida e pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado em comparação com outras regiões do país.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/icons/MAEzOUGggoE/ > Acesso em 13/05/2024 – Adaptado para fins pedagógicos

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Na atividade de hoje, faremos um texto e uma pesquisa sobre as origens da sua família.

Passo 1- Converse primeiramente com os seus familiares mais velhos e busque mais informações sobre as origens deles.

Passo 2 – Em seguida, faça um levantamento histórico de datas das mudanças, lugares de onde migraram e os fatores que os levaram a migrar.

Passo 3 – Com a pesquisa e o texto prontos, faça uma segunda investigação, busque os principais acontecimentos históricos e tente relacionar as informações a partir da questão: “Como os acontecimentos históricos influenciaram a minha família?”

Passo 4 – Após finalizar todo o processo, o professor irá organizar uma roda de diálogos sobre as histórias de cada um. Espero que descubram grandes histórias de suas vidas e famílias.

Habilidades:Componente: Geografia

(EF07GE04-A) Analisar a distribuição espacial da população brasileira, considerando os indicadores socioeconômicos, a diversidade étnico-cultural e racial, de sexo/gênero e de idade nas regiões brasileiras.
(EF08GE20-A) Compreender as diversas identidades do continente americano e africano e as interculturalidades originadas pelo processo histórico de ocupação.

Componente: Língua Portuguesa

(EF67LP17-B) Analisar algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, à explicação ou ao relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais
próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões
relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.
(EF69LP17-B) Perceber e analisar os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários).
(EF02LP17) Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã,” outro dia”, “antigamente”,” há muito tempo” etc.) e o nível de informatividade necessário.

Componente: História

(GO-EF02HI04-A) Diferenciar informações de opiniões adquirindo experiência na leitura,
compreensão da função das fontes orais e dos documentos escritos como: relatos e depoimentos orais, documentos pessoais e iconográficos.
(GO-EF05HI09-B) Entender que os documentos escritos não são as únicas fontes históricas e que a reconstituição do passado pode ser feita a partir de relatos orais, lendas, rituais, forma de saber e fazer, objetos, fotos, vestígios e construções, bem como que os historiadores as utilizam como ferramentas de pesquisa e interpretação do passado.
(EJAHI0117) Selecionar e organizar em diferentes formatos relatos orais, objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio.
(EJAHI0108) Construir narrativas de sua história de vida a partir dos relatos orais.