You are currently viewing A Curiosidade tá ON – Feiras de Goiânia

A Curiosidade tá ON – Feiras de Goiânia

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

Feiras de Goiânia

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “Feiras de Goiânia”. Disponível em: https://youtu.be/agTMBWJ104Q?si=hF1LTNQeyJxLR0FH

Você sabia?

Você sabia que a utilização da palavra “feira” nos dias da semana em português é historicamente associada aos dias úteis? O que pode parecer contraditório com o seu significado original de “dia de descanso” ou “dia de festa”. Essa aparente contradição tem suas raízes na história e na evolução da linguagem ao longo do tempo.

A origem da palavra “feira” remonta ao latim “feria”, que era utilizada para se referir aos dias de festa religiosa, nos quais as atividades comerciais eram suspensas e as pessoas descansavam. No entanto, com o passar dos séculos, especialmente na Idade Média e na Idade Moderna, as feiras tornaram-se eventos comerciais importantes que aconteciam em determinados dias da semana em várias cidades da Europa.

Nessas feiras, os comerciantes se reuniam para vender e trocar mercadorias, e esses eventos eram especialmente populares nos dias úteis. Com o tempo, a palavra “feira” começou a ser associada mais fortemente aos dias de atividade comercial do que aos dias de descanso.

Assim, quando os dias da semana foram nomeados, a palavra “feira” foi incorporada aos nomes dos dias úteis para refletir essa associação com as feiras comerciais. Já os dias de descanso, como sábado e domingo, receberam outros nomes que refletiam sua natureza religiosa ou de descanso.

Portanto, embora o significado original de “feira” seja relacionado ao descanso, seu uso nos dias da semana acabou sendo influenciado pela importância das atividades comerciais nos dias úteis ao longo da história.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MADFr7FAjmc/ > Acesso em 13/05/2024.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A proposta de atividade de hoje contempla a ideia de criar uma Feira Alternativa na Escola.

Passo 1- Inicie a atividade incentivando os estudantes a observarem os tipos comuns de feiras já existentes na cidade, como feiras de roupas, verduras, frutas, entre outras. Discuta com eles sobre a importância e os objetivos dessas feiras.

Passo 2 – Em seguida, peça aos estudantes que, em grupos, realizem um brainstorming para pensar em possíveis propostas para uma feira alternativa na escola. Eles podem considerar temas como Feira do Livro, Feira de Poesias, Feira de Música ou Feira do Conhecimento.

Passo 3 – Cada grupo deve listar as ideias que surgirem, discutir suas vantagens e desvantagens e escolher uma proposta para desenvolver.

Passo 4 – Com a proposta selecionada, os grupos devem elaborar um plano detalhado para a realização da feira na escola. Eles devem considerar aspectos como a organização do espaço, a divulgação do evento, as atividades que serão realizadas e os recursos necessários.

Passo 5 – Cada grupo pode criar um esboço do layout da feira, escrever uma descrição do evento e listar possíveis atividades e atrações.

Passo 6 – Após o tempo de desenvolvimento, cada grupo fará uma breve apresentação de sua proposta para a turma. Eles devem explicar o conceito da feira, as atividades planejadas e como acreditam que o evento contribuirá para a comunidade escolar. Espero que surjam grandes ideias e vocês possam colocá-las em prática, não esqueçam de nos chamar para registrar a feira que vocês planejaram e possam vir a realizar. Fazemos questão de mostrar o trabalho de vocês aí na escola.

Habilidades:Componente: Geografia

(EF03GE02-A) Perceber as relações e as interações sociais, culturais e econômicas entre o
campo e a cidade, sobretudo nos municípios goianos e na capital.
(EF03GE02-B) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e
econômica de grupos de diferentes origens, desenvolvendo respeito por essas diferenças.
(EF04GE01-C) Reconhecer e valorizar o que é próprio de cada uma delas e sua contribuição
para a formação da cultura local, goiana, regional e brasileira.
(EF04GE11-C) Identificar os pontos turísticos do estado de Goiás e reconhecer sua importância
para a economia local, para a cultura e para a qualidade de vida.

Componente: Matemática

(EF02MA20-B) Verificar se é possível comprar ou não com determinados valores, priorizando
compras necessárias, enfatizando o consumo consciente e a economia.

Componente: Ciências

(EF04CI04-B) Descrever e distinguir a forma de alimentação dos seres produtores, consumidores
e decompositores.