O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
Brinquedos e brincadeiras na Escola.
Você sabia?
Vocês sabiam qual a origem dos brinquedos?
Os brinquedos têm uma longa história que remonta à antiguidade, refletindo o desenvolvimento cultural e tecnológico das sociedades ao longo do tempo.
Os brinquedos mais antigos conhecidos datam de milhares de anos atrás. Arqueólogos descobriram bonecas feitas de argila, pedra e madeira, bolas, pequenos arcos e flechas, e outros objetos que sugerem uso lúdico em civilizações antigas como a egípcia, grega e romana. As bonecas, por exemplo, eram frequentemente usadas por crianças no Egito Antigo, e muitas dessas bonecas tinham características móveis, como braços e pernas articulados.
Durante a Idade Média, os brinquedos continuaram a ser uma parte importante da infância, embora fossem frequentemente feitos em casa ou por artesãos locais. Nesse período, os brinquedos eram frequentemente réplicas em miniatura de objetos e ferramentas usados por adultos, como cavalos de pau e pequenos utensílios de cozinha, refletindo a vida cotidiana e os papéis sociais que as crianças um dia assumiriam.
A Revolução Industrial marcou uma transformação significativa na produção de brinquedos. Com o advento da fabricação em massa, os brinquedos se tornaram mais acessíveis e variados. Novos materiais, como o metal e o plástico, começaram a ser usados na fabricação de brinquedos.
No século XX, a indústria de brinquedos continuou a evoluir rapidamente. A introdução de novos materiais e tecnologias, como o plástico e a eletrônica, permitiu a criação de brinquedos inovadores e interativos.
A popularidade de brinquedos eletrônicos, como os primeiros computadores domésticos e consoles de jogos, transformou a maneira como as crianças brincam e interagem com a tecnologia.
A origem dos brinquedos é um reflexo da evolução cultural, social e tecnológica da humanidade. Desde os simples objetos de argila das civilizações antigas até os sofisticados brinquedos eletrônicos de hoje, os brinquedos desempenham um papel essencial na educação e no desenvolvimento das crianças. Eles não apenas proporcionam entretenimento, mas também auxiliam no desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas, refletindo as mudanças e inovações de cada era.
Espero que tenham gostado pessoal, até mais.
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Na atividade de hoje propomos que assistam o vídeo e façam a sugestão de atividade sugerida pelo professor Antônio Machado Rodrigues Filho.
Habilidades: | Componente: Língua Portuguesa (EF05LP13) Assistir, em vídeo digital, a postagem de vlog infantil de críticas de brinquedos e livros de literatura infantil e, a partir dele, planejar e produzir resenhas digitais em áudio ou vídeo. (EF05LP14) Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto). |
Habilidades: | Componente: Geografia (EF01GE02-A) Relatar as brincadeiras vivenciadas. (EF01GE02-B) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras, individuais e coletivas, de diferentes épocas e lugares. (EF01GE02-C) Conhecer e vivenciar brincadeiras específicas do Brasil, goianas e do município em que reside. |
Habilidades: | Componente: História (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares. (GO-EF01HI05-B) Compreender que os brinquedos e brincadeiras são produzidos/criados em diferentes contextos, espaços e tempos, e formas artesanal e industrial. (GO-EF01HI05-C) Explorar e recriar brinquedos, bem como brincadeiras antigas e atuais, valorizando-as, em destaque, as dos povos indígenas e africanos |
Habilidades: | Componente: Arte (GO-EF01AR24) Caracterizar e experimentar o contato direto e indireto com brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de distintas matrizes estéticas e culturais pertencentes a diferentes épocas e que façam relação com as suas experiências em artes visuais. (GO-EF02AR24) Experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e história de diferentes matrizes estéticas e culturais. |
Habilidades: | Componente: Educação Física (GO-EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo. |