O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
AS USINAS HIDRELÉTRICAS E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS
PROPOSTA DE ATIVIDADE
O consumo de energia elétrica
O consumo de energia elétrica é medido pelo kWh significa Quilowatt-hora é uma medida da energia elétrica consumida por um aparelho durante um determinado período de funcionamento.
Um Watt-hora é a quantidade de energia necessária para alimentar uma carga com potência de 1 Watt durante 1 hora. A potência indicada em cada aparelho da sua casa, mostra quanto de energia ela consumirá no período de 1 hora. Por exemplo, um aparelho com potência de 5400 W (Watts) irá consumir essa potência em uma hora.
Conta referente ao gasto de energia elétrica
Passo a passo da atividade
Passo 1 – Hoje iremos analisar a conta de energia. Primeiramente pegue a conta de energia da sua casa, em seguida veja o histórico de consumo.
Passo 2 – Agora veja quais são os meses de maior e menor consumo, depois dessa análise, liste os produtos da sua casa que mais ficam ligados durante o dia.
Passo 3 – Com o levantamento realizado, escreva um relatório descritivo, com a análise da conta de energia e dos produtos que consomem energia, busque informações sobre o quanto esses produtos consomem energia durante o tempo que ficam ligados.
Passo 4 – Com o relatório finalizado, converse com os seus colegas de sala e Pensem juntos em alternativas para diminuir o consumo de energia na casa de vocês.
Habilidades | Componente: Geografia Habilidades: (EF06GE04-D) Identificar as diferentes formas de uso das bacias hidrográficas, hidrovias, energia, irrigação, consumo, bem como seus impactos ambientais. Componente: Ciências da Natureza Habilidades: (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. Componente: Língua Portuguesa Habilidades: (EF69LP29-A) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório etc. (EF69LP35-B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa e relatório. |