O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
As Erosões
Você sabia?
Vocês sabiam que um perfil de solo é uma representação vertical da composição e organização das diferentes camadas de solo que ocorrem abaixo da superfície terrestre?Ele revela a estrutura interna do solo desde a camada mais superficial até as profundezas. Cada camada distinta num perfil de solo é chamada de horizonte. Os principais horizontes, geralmente, são identificados pelas letras O, A, E, B, C e R, e cada um possui características físicas, químicas e biológicas específicas.
Horizonte O: É a camada orgânica, composta principalmente por material vegetal em decomposição, como folhas e galhos. Esta camada está presente principalmente em florestas e é rica em matéria orgânica.
Horizonte A: Conhecido como camada superficial ou horizonte de mineralização, contém matéria orgânica misturada com minerais. É geralmente mais escuro devido à presença de húmus e é onde ocorre a maioria das atividades biológicas.
Horizonte E: Este é o horizonte de eluviação, onde há a remoção de materiais como silte, argila, ferro ou alumínio, deixando predominantemente materiais de cor mais clara, como quartzo.
Horizonte B: Conhecido como horizonte de iluviação ou subsolo, é a camada onde se acumulam os materiais lixiviados do horizonte E. Pode conter altos níveis de argila, óxidos de ferro, alumínio, carbonatos, entre outros compostos.
Horizonte C: Este horizonte contém material parental em processo de decomposição, ainda pouco afetado pelos processos pedogenéticos. É composto por fragmentos de rocha e sedimentos que originarão o solo.
Horizonte R: É a rocha matriz ou rocha mãe, de onde o solo se originou. Não sofreu praticamente nenhum processo de intemperismo.
A análise de um perfil de solo é essencial para várias disciplinas, incluindo a agricultura, geologia, engenharia civil e conservação ambiental. Compreender a estrutura e composição dos horizontes ajuda na avaliação da fertilidade do solo, na adequação para construções, no manejo da água e na preservação de ecossistemas.
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Na atividade de hoje faremos uma experiência para entendermos como a erosão ocorre.
Passo 1-Primeiramente, divida a sala em 2 grupos, cada grupo fará uma apresentação e uma análise. O grupo 01, montará uma vasilha a partir de um tipo de perfil de solo a escolha, nessa vasilha não terá vegetação e terá que estar em um ângulo de 45º.
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design > Acesso em 18/08/2024
Passo 2 – O grupo 02, montará uma vasilha com um perfil de solo a escolha e colocará grama em toda superfície da vasilha, ela terá que ficar em um ângulo de 45º.
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design > Acesso em 18/08/2024
Passo 3 – Após a organização das vasilhas, o professor auxiliará os estudantes com uma mangueira de água, para imitar a chuva nas vasilhas, essa ação ocorrerá durante 4 minutos, ao encerrar esse tempo, os estudantes vão observar o que aconteceu em cada vasilha.
Passo 4 – Depois, conversem sobre suas observações e cada estudante produzirá um texto analisando os resultados e propondo soluções para corrigir os problemas observados.
Habilidades: | Componente: Ciências da Natureza (EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc. (EF03CI10-A) Identificar os diferentes usos do solo reconhecendo sua importância para a agricultura e para a vida. (EF03CI10-C) Identificar e relacionar as diversas atividades econômicas do estado, tais como: agricultura, pecuária, turismo e mineração, às diferentes características do solo goiano. (EF03CI10-D) Compreender a importância da vegetação para a preservação do solo. |
Habilidades: | Componente: Geografia (EF02GE11-A) Reconhecer a importância do solo e os impactos ambientais decorrentes dos seus diversos usos, como lavoura, pecuária, mineração, construções, lixões e aterros. (EF06GE05-A) Identificar os fenômenos naturais globais e relacionar as interdependências do clima, solo, relevo, hidrografia e formações vegetais, dando ênfase ao Cerrado. (EF06GE05-A) Identificar os fenômenos naturais globais e relacionar as interdependências do clima, solo, relevo, hidrografia e formações vegetais, dando ênfase ao Cerrado. |
Habilidades: | Componente: Língua Portuguesa (EF08LP03-A) Produzir texto dissertativo argumentativo de temas variados e atuais, levando em consideração a estrutura do gênero. (EF69LP07-B) Utilizar estratégias de revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescen- tando/ alterando efeitos, ordenamentos etc. (EF69LP07-C) Corrigir e aprimorar as produções, fazendo correções de concordância, ortografia, pontuação, imagens, se for o caso, cortes ou acréscimos, etc. |