O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
AS ATIVIDADES DO CENTRO DE REFERÊNCIA DA JUVENTUDE – CRJ
PROPOSTA DE ATIVIDADE
A dança Hip-Hop
A dança hip hop refere-se aos estilos de danças sociais ou coreografados relacionados à música e à cultura hip-hop. Isto incluiu uma grande variedade de estilos, especialmente o breakdance, o qual foi desenvolvido na década de 70 por afros e latino-americanos.
O que diferencia a dança hip hop de outros tipos de dança é o freestyle e os seus dançarinos frequentemente estarem envolvidos em batalhas, que são competições geralmente realizadas em uma Saifer, um espaço de dança circular que se forma naturalmente quando a dança inicia. Os três elementos – freestyle, batalhas e Saifers – são os componentes da dança hip hop.
Os dançarinos de Hip-Hop
Passo a passo da atividade
Passo 1 – Hoje iremos ensaiar uns passos de dança com o rapper e dançarino Smith Odelik, prestem atenção no vídeo dele e repita os passos em casa.
Aprendendo a dançar Hip-Hop com Smith Odelik do Centro de Referência da Juventude – CRJ
Passo 3 – Agora que aprendemos os passos, faça um grupo com os colegas de sala e montem uma apresentação de dança.
Habilidades | Componente: Geografia Habilidades: (EF08GE10) Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos. Componente: Arte Habilidades: (GO-EF06AR12-A) Investigar e experimentar diferentes técnicas de improvisação e criação do movimento, como fonte para a construção de vocabulários corporais dançados. (GO-EF07AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas, instituição escolar e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos. (GO-EF09AR13-A) Pesquisar, apreciar e analisar variadas técnicas de improvisações tendo como referência formas distintas das danças tradicionais, cênicas, contemporâneos e urbanas em diferentes contextos e práticas estéticas. |