O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
A USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Impactos socioambientais.
Os impactos socioambientais são alterações sofridas pelo meio ambiente e que foram provocadas por determinadas ações ou atividades, impactando sobre a qualidade de vida, a saúde humana, a economia urbana e modificando ainda mais o meio ambiente e os ambientes construídos. Os impactos socioambientais têm origem na atividade humana.
A usina hidrelétrica de Itaipu
Passo a passo da atividade
Passo 1 – Inicialmente pesquise as obras que estão ocorrendo na cidade e analisem os impactos socioambientais gerados por elas. Faça o levantamento dos pontos positivos e negativos para o desenvolvimento da sociedade goiana.
Passo 2 – Organize um debate com os colegas e professor. Eu recomendo que dividam a sala em dois grupos nos quais um defenderá com os pontos de vista negativos e o outro com os pontos de vista positivos das obras na cidade.
Passo 3 – Vocês precisam desenvolver a capacidade argumentativa! Façam uso de um discurso articulado e fundamentem suas ideias para apresentarem ao grupo. Vocês precisam convencer os ouvintes sobre a sua argumentação.
Habilidades | Componente: Geografia Habilidades: (EF06GE04-D) Identificar as diferentes formas de uso das bacias hidrográficas, hidrovias, energia, irrigação, consumo, bem como seus impactos ambientais. Componente: Ciências da Natureza Habilidades: (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. Componente: Língua Portuguesa Habilidades: (EF69LP29-A) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório etc. (EF69LP35-B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa e relatório. |