O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
A revolução francesa e os BRICS
Você sabia?
Vocês sabiam, que O BRICS se destaca por representar uma alternativa ao poder dominante dos países desenvolvidos. O grupo luta por um sistema financeiro global mais equilibrado e menos dependente das grandes potências, especialmente dos Estados Unidos e da União Europeia. Essa busca pela multipolaridade é um dos fatores que atraem atenção para o bloco, já que os países membros têm adotado estratégias de integração econômica, tecnologia e comércio fora da influência tradicional do Ocidente.
Fonte: Localização dos países do BRICS (o BRICS é uma organização intergovernamental composta por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos.). Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:BRICS.svg>. Acesso em 09 de jan. de 2024,
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Na proposta de atividade de hoje, vocês irão analisar a relevância econômica dos BRICS.
Passo 01 – Faça a escolha de 3 países que poderiam ingressar no grupo do BRICS e explique como eles poderiam contribuir para o crescimento do grupo.
Passo 02 – Produza um texto defendendo a entrada desses países no grupo, crie argumentos convincentes.
Passo 03 – Ao finalizar o texto compartilhe a produção com os outros colegas e depois definam quais serão os 3 países que realmente merecem adentrar ao BRICS.
Habilidades: | Componente Curricular – História (EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo. (GO-EF08HI04-A) Identificar e compreender o contexto histórico que precedeu a Revolução Francesa. (GO-EF08HI04-B) Analisar a atuação dos diversos segmentos sociais e seus interesses ao participarem da Revolução Francesa. (GO-EF08HI04-C) Entender a influência da Revolução Francesa, bem como da Declaração Universal dos Direitos do Homem, na formação das bases do mundo contemporâneo. Componente Curricular – Geografia (EF08GE09-A) Analisar a posição dos EUA e dos BRICS – Brasil, Rússia, China e África do Sul, no cenário socioeconômico mundial, compreendendo os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados. Componente Curricular – Língua Portuguesa (EF89LP10) Planejar artigos de opinião, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do tema ou questão a ser discutido(a),da relevância para a turma, escola ou comunidade, do levantamento de dados e informações sobre a questão, de argumentos relacionados a diferentes posicionamentos em jogo, da definição – o que pode envolver consultas a fontes diversas, entrevistas com especialistas, análise de textos, organização esquemática das informações e argumentos – dos (tipos de)argumentos e estratégias que pretende utilizar para convencer os leitores. (EF08LP03) Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de vista, utilizando argumentos econtra-argumentos e articuladores de coesão que marquem relações deoposição, contrastes, exemplificação e ênfase. |