You are currently viewing A Curiosidade tá ON – A revolução francesa e os BRICS

A Curiosidade tá ON – A revolução francesa e os BRICS

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A revolução francesa e os BRICS

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “A revolução francesa e os BRICS”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ELPzNTYf7hI

Você sabia?

Vocês sabiam, que O BRICS se destaca por representar uma alternativa ao poder dominante dos países desenvolvidos. O grupo luta por um sistema financeiro global mais equilibrado e menos dependente das grandes potências, especialmente dos Estados Unidos e da União Europeia. Essa busca pela multipolaridade é um dos fatores que atraem atenção para o bloco, já que os países membros têm adotado estratégias de integração econômica, tecnologia e comércio fora da influência tradicional do Ocidente.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Na proposta de atividade de hoje, vocês irão analisar a relevância econômica dos BRICS.

Passo 01 – Faça a escolha de 3 países que poderiam ingressar no grupo do BRICS e explique como eles poderiam contribuir para o crescimento do grupo.

Passo 02 – Produza um texto defendendo a entrada desses países no grupo, crie argumentos convincentes.

Passo 03 – Ao finalizar o texto compartilhe a produção com os outros colegas e depois definam quais serão os 3 países que realmente merecem adentrar ao BRICS.

Habilidades:Componente Curricular – História
(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo. 
(GO-EF08HI04-A) Identificar e compreender o contexto histórico que precedeu a Revolução Francesa. 
(GO-EF08HI04-B) Analisar a atuação dos diversos segmentos sociais e seus interesses ao participarem da Revolução Francesa. 
(GO-EF08HI04-C) Entender a influência da Revolução Francesa, bem como da Declaração Universal dos Direitos do Homem, na formação das bases do mundo contemporâneo.
Componente Curricular – Geografia
(EF08GE09-A) Analisar a posição dos EUA e dos BRICS – Brasil, Rússia, China e África do Sul, no cenário socioeconômico mundial, compreendendo os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados.
Componente Curricular – Língua Portuguesa
(EF89LP10) Planejar artigos de opinião, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do tema ou questão a ser discutido(a),da relevância para a turma, escola ou comunidade, do levantamento de dados e informações sobre a questão, de argumentos relacionados a diferentes posicionamentos em jogo, da definição – o que pode envolver consultas a fontes diversas, entrevistas com especialistas, análise de textos, organização esquemática das informações e argumentos – dos (tipos de)argumentos e estratégias que pretende utilizar para convencer os leitores.
(EF08LP03) Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de vista, utilizando argumentos econtra-argumentos e articuladores de coesão que marquem relações deoposição, contrastes, exemplificação e ênfase.