You are currently viewing A Curiosidade tá ON: A Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás

A Curiosidade tá ON: A Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “A Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás”. Disponível em: https://youtu.be/2miiTy0G6T8

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás

A Procissão do Fogaréu acontece anualmente durante a Semana Santa na Cidade de Goiás, antiga capital do Estado de Goiás.

É uma festa que foi retomada na década de 1960 por iniciativa de membros da Organização Vilaboense de Artes e Tradições – Ovat.

Normalmente participam da Procissão do Fogaréu quarenta homens que se fantasiam de Farricocos, sendo estes a atração maior da celebração festiva que percorre ruas e becos da antiga Vila Boa de Goiás.

As roupas são simples, mas de grande efeito visual, compondo-se de túnicas retas e de mangas compridas com uma faixa branca amarrada à cintura, fazendo contraste com as vestes em vermelho, amarelo, azul escuro, roxo, verde escuro, laranja dentre outras cores.

Há apenas um Farricoco que usa túnica branca, sendo sua faixa vermelha. Ele é o responsável por carregar o estandarte com o rosto de Cristo e possui lugar de destaque à frente dos demais.

No início da noite de quarta-feira da Semana Santa, o grupo se reúne em frente ao Museu da Boa Morte, no centro da cidade, para ensaiar o trajeto da Procissão.

No final da noite chegam as pessoas que vão se aprontar de Farricoco e poucos minutos antes da meia-noite a turma já com as vestimentas, dirige-se para a porta da igreja/museu da Boa Morte, junto com uma banda que dará ritmo à caminhada. As luzes da cidade são apagadas e turistas e demais participantes recebem tochas.

A Procissão se desloca passando pela ponte sobre o Rio Vermelho em frente à Casa de Cora Coralina e chegando à igreja do Rosário, onde há a primeira parada, em seguida caminham por entre ruas e becos até chegar à igreja de São Francisco onde o bispo faz uso da palavra.

Após o término da pregação, a Procissão volta para seu ponto de partida na Boa Morte e ali é finalizada.

Texto adaptado de: CURADO, João Guilherme da T.; LÔBO, Tereza Caroline. Procissão do Fogaréu. Disponível em: https://festaspopulares.iesa.ufg.br/p/547-procissao-do-fogareu. Acesso em: 09 ago. 2023.

Disponível em: https://festaspopulares.iesa.ufg.br/p/547-procissao-do-fogareu > acesso em 09/08/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 –  Vamos transformar a procissão do fogaréu em uma história em quadrinhos. Quero ver a criatividade e os desenhos maravilhosos, com diálogos interessantes contando a história desse lindo e histórico evento que acontece em nossa região. É a sua vez de nos mostrar tudo que pode fazer e expor suas histórias e HQs para a comunidade escolar.

Habilidades:Componente: Arte

(GO-EF06AR11-B) Considerar aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, explorando diferentes matrizes estéticas e culturais, dando destaque à valorização da cultura regional goiana e seus modos de produção nas relações com comunidades locais, povos indígenas, rurais, quilombolas.

Componente: História

(GO-EF03HI04-B) Refletir sobre a Cidade de Goiás como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e sua importância para a preservação da memória e da história do povo goiano e brasileiro.
(GO-EF05HI10-A) Identificar os diferentes patrimônios materiais e imateriais de sua região e ou município com ênfase na Cidade de Goiás, Patrimônio Mundial da Humanidade.