O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
A pré-história e os tipos de nuvens
Você sabia?
Vocês sabiam, que as Cumulonimbus são as nuvens de tempestade, com formato muito grande e base baixa, enquanto o topo pode atingir mais de 12.000 metros de altura. O cumulonimbus é caracterizado por uma base escura e um desenvolvimento vertical intenso. Está associado a tempestades, relâmpagos, trovões e, em alguns casos, até mesmo granizo e tornados.
Fonte: A tempestade perfeita. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fly00890_-_Flickr_-_NOAA_Photo_Library.jpg>. Acesso em 09 de jan. de 2024,
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Na proposta de atividade de hoje, vamos aprender a diferenciar as nuvens.
Passo 01 – Façam uma pesquisa sobre todos os tipos de nuvens.
Passo 02 – Após realizar a pesquisa, comparem com os tipos de nuvens que você vê da sua casa.
Passo 03 – Escreva no seu caderno as características das nuvens que você viu, faça o registro em fotos ou desenhos e compartilhe com os seus colegas.
Habilidades: | Componente Curricular – História (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas. (EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções. Componente Curricular – Geografia (EF08GE15-B) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina, como Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes. Compreender e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. |