O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
A importância da educação financeira no ambiente escolar e familiar.
Você sabia?
Vocês sabiam que o lugar responsável pela impressão de notas e moedas no Brasil é a Casa da Moeda do Brasil?
A Casa da Moeda do Brasil (CMB) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Fundada em 8 de março de 1694, acumula mais de três séculos de existência. Foi criada no Brasil Colônia pelos governantes portugueses para fabricar moedas com o ouro proveniente das minerações. Na época, a extração de ouro era muito expressiva no Brasil e o crescimento do comércio começava a causar um caos monetário devido à falta de um suprimento local de moedas.
Um ano após a fundação, a cunhagem das primeiras moedas genuinamente brasileiras foi iniciada na cidade de Salvador, primeira sede da CMB, permitindo, assim, que fossem progressivamente substituídas as diversas moedas estrangeiras que aqui circulavam. Em 1695, foram cunhadas as primeiras moedas oficiais do Brasil, de 1.000, 2.000 e 4.000 réis, em ouro, e de 20, 40, 80, 160, 320 e 640 réis, em prata, que ficaram conhecidas como a “série das patacas”
Após alguns anos de atividade no nordeste do Brasil e em Minas Gerais, a CMB foi transferida para o Rio de Janeiro. Operou em instalações provisórias e, mais tarde, em amplo prédio construído no Campo de Santana, atual Praça da República, inaugurado em 1868 e hoje pertencente ao Arquivo Nacional.
O crescimento da economia brasileira durante os anos subsequentes veio requerer a expansão da capacidade de produção da empresa. Um novo complexo industrial, que hoje representa um dos maiores do gênero no mundo, foi especificamente projetado, construído e inaugurado em 1984, no Distrito Industrial de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Neste complexo estão instaladas as fábricas de cédulas; de moedas e medalhas; de impressos; e de passaportes.
No local, também funcionam as fábricas da empresa onde são desenvolvidos produtos com o elevado padrão de qualidade exigido no mercado moderno, com capacidade instalada para produzir aproximadamente 2.6 bilhões de cédulas e 4 bilhões de moedas por ano, assegurando autossuficiência para a produção nacional do meio circulante.
Todas estas informações foram retiradas da página da Casa da Moeda do Brasil e se quiserem saber mais da história da Casa da Moeda do Brasil, acesse a página oficial no site: www.casadamoeda.gov.br/portal
PROPOSTA DE ATIVIDADE
A atividade de hoje tem como objetivo ensinar aos alunos conceitos básicos de economia doméstica, como planejamento, orçamento, e a importância de poupar, através de uma atividade prática e divertida.
Passo 1 – Divida a turma em pequenos grupos e dê a cada grupo uma “cesta básica” fictícia com itens como frutas, verduras, cereais, legumes, alimentos não perecíveis e demais itens de necessidade diária. Use imagens ou pequenos objetos para representar esses itens.
Passo 2 – Distribua uma quantia fictícia de dinheiro (cédulas e moedas de papel) para cada grupo.
Passo 3 – Explique aos alunos que eles vão participar de uma “feirinha”, onde precisarão comprar itens necessários para a semana, dentro do orçamento que receberam.
Passo 4 – Peça aos grupos para listarem os itens que consideram essenciais e os que são desejos, explicando a diferença entre necessidades e desejos.
Passo 5 – Organize mesas ou estandes onde os itens estarão “à venda”, com preços fictícios.
Passo 6 – Cada grupo deve visitar a feirinha e fazer suas compras, tentando não ultrapassar o orçamento.
Passo 7 – Reúna a turma e peça para cada grupo compartilhar suas experiências: quais itens compraram, como decidiram o que era necessário, como foi gerenciar o dinheiro, quem conseguiu comprar mais por menos e quem comprou mais itens saudáveis.
Passo 8 – Faça perguntas como: Foi fácil manter-se dentro do orçamento? O que vocês fariam diferente da próxima vez? Por que é importante poupar dinheiro?
Passo 9 – Incentive os alunos a pensarem em como poderiam economizar mais em uma próxima vez e a fazerem escolhas conscientes.
Habilidades: | Componente: Matemática (EF02MA20-C) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações no contexto da educação financeira. (EF03MA24-C) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca no contexto da educação financeira. (EF04MA25-B) Compreender os significados dos termos: troco, parcela, prazo, acréscimo ou noção de juros, desconto, sem o uso de porcentagens. (EF04MA25-C) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável. (EF06MA13-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da regra de três, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros. (EF09MA05-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam juros simples e juros compostos, no contexto da educação financeira. (EF09MA05-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente, com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira. (EJAMA0507) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam porcentagens em diversos contextos, inclusive na educação financeira (EJAMA0608) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam juros simples e juros compostos, no contexto da educação financeira |