You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: A importância da água para o nosso cotidiano

A CURIOSIDADE TÁ ON: A importância da água para o nosso cotidiano

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA O NOSSO COTIDIANO

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A importância da água

A água é um dos poucos recursos naturais que influenciou todos os momentos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos da nossa sociedade.

Mais da metade do nosso corpo é constituída por água. Ela é necessária para o transporte de diversas substâncias para as nossas células, através do sangue. Além disso, a água é essencial para a ocorrência de diversas reações químicas que permitem o funcionamento do nosso organismo.

A água é um recurso natural essencial para todos os seres vivos. Cerca de 70% da superfície do planeta é constituída por água, sendo que somente 3% é água doce e, desse total, 98% está na condição de água subterrânea.

Barragem do João Leite

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Ande pelo seu setor e converse com seus responsáveis, professores e amigos sobre o uso e importância da economia de água nas residências e escola.

Passo 2 – No seu caderno registre as diferentes opiniões acerca da importância do uso consciente da água, formas de economia e a importância dela para a vida na sociedade.

Passo 3 – De posse desses registros, você produzirá um texto dissertativo com o tema: Consumo consciente da água como forma de reconhecimento de sua importância.

Passo 4 – Pesquise sobre as características de um texto dissertativo, explicando cada parte desse modelo de texto.

Passo 5 – Seu texto dissertativo precisa ter no mínimo três parágrafos: início, meio e fim – uma introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Ele precisa apresentar um ponto de vista, ou opinião do autor, que no caso será a sua, assim como as informações coletadas na sua pesquisa. Você deve realizar uma análise crítica, uma reflexão sobre o tema. Apresente bons argumentos, fatos e/ou dados para convencer e defender sua ideia.

Passo 6 – Na sala de aula, cada aluno lerá o seu texto e após uma roda de leitura, o professor abrirá um momento de diálogo sobre as abordagens desenvolvidas pelos estudantes nos textos.

HabilidadesComponente: Geografia
Habilidades:
(EF02GE11-B) Identificar os diferentes espaços em que encontramos água, como nascentes, lagos, rios, córregos, mares, oceanos e represas, a sua importância e os impactos socioambientais gerados pelo seu uso.
Componente: Ciências da Natureza
Habilidades:
(EF05CI02-C) Reconhecer que as ações antrópicas interferem no ciclo hidrológico afetando a disponibilidade de água.
Componente: Língua Portuguesa
Habilidades:
(EF12LP05-D) Compreender a situação comunicativa e finalidade do texto.
(EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados a imagens e
atentar-se para a estrutura textual.
(EF15LP05-B) Utilizar os recursos dos tipos textuais: narração, descrição, prescrição, injunção, argumentação ou exposição para organização composicional e estilística do texto.
(EF05LP24-B) Planejar e produzir textos sobre tema de interesse para o Brasil e região (meio ambiente, sustentabilidade, dentre outros), organizando resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, incluindo imagens e gráficos ou tabelas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.