You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: A história do voto no Brasil

A CURIOSIDADE TÁ ON: A história do voto no Brasil

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A HISTÓRIA DO VOTO NO BRASIL

PROPOSTA DE ATIVIDADE

O Movimento Estudantil

O movimento estudantil foi um dos principais protagonistas da luta contra o regime militar no Brasil. Inconformados com o autoritarismo e a repressão, muitos estudantes tiveram a coragem de enfrentar as forças repressoras, dispostas a massacrar jovens idealistas e contestadores, ou qualquer um que simpatizasse com ideias consideradas subversivas.

A urna eletrônica

Passo a passo da atividade

Passo 1 – E aí pessoal, prontos para uma eleição na sua sala? Chegou a hora de organizarmos a votação do representante da sala, o professor irá conversar com os estudantes sobre o papel do representante de sala para a turma e a escola.

Passo 2 – Em seguida, os interessados irão se candidatar e falarão como pretendem agir durante o mandato, podem se organizar em forma de debate.

Passo 3 – Após a fala de todos, preparem as cédulas em quantidade suficiente para a sua turma, com os nomes dos candidatos, uma caixa para funcionar como urna e o professor abrirá a votação.

Passo 4 – Em seguida, cada estudante irá até a mesa de votação e marcará na cédula o seu candidato preferido. Lembrando que o voto é secreto! Após todos os votos serem realizados, o professor  e um aluno  na função de fiscal irão fazer a contagem dos votos e nomearão o novo representante de sala.

HabilidadesComponente: História
Habilidades:
(GO-EF06HI10-A) Conhecer e problematizar as diversas formas de governo ou sistemas políticos, por meio dos quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade, como: democracia, república, aristocracia, monarquia
Componente: Língua Portuguesa
Habilidades:
(EF69LP11) Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).

Referencial teórico

ALBERTI, Verena. O professor de história e o ensino de questões sensíveis e controversas. IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades (Palestra), Caicó/RN, UFRN, 2014.

BAUER, Caroline Silveira. Qual o papel da história pública frente ao revisionismo histórico? In: MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane Trindade (Orgs.). Que história pública queremos? São Paulo: Letra e Voz, 2018. p. 195-205.

STAMPA, Inez. Proteção e difusão do patrimônio documental brasileiro no âmbito da justiça e transição: o sombrio legado da ditadura militar e o Centro de Referência Memórias Reveladas. In: STAMPA, Inez; RODRIGUES, Vicente (Orgs.). Ditadura e transição democrática no Brasil: o golpe de Estado de 1964 e a (re)construção da democracia. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2016. p. 26-46.