You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: A história da construção de Brasília

A CURIOSIDADE TÁ ON: A história da construção de Brasília

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A construção de Brasília

A construção de Brasília é um marco nos movimentos de interiorização do Brasil. A proposta de uma capital no planalto central foi motivada pela ideia de desenvolvimento de todo território nacional. O presidente Juscelino Kubitschek efetivou o plano da nova capital, que foi inteiramente planejada.

Brasília

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Hoje iremos produzir dois painéis sobre a cidade de Brasília de ontem e a de hoje.

Passo 2 – Primeiro iremos pesquisar imagens da construção de Brasília, o plano diretor, os prédios, as ruas entre outras, da época da construção de Brasília e dos dias atuais.

Passo 3 – Depois de fazer a coleta de material, construa dois painéis, um para cada momento histórico. Após finalizarem os painéis os estudantes analisarão e produzirão um texto analítico sobre as mudanças que ocorreram na cidade.

Passo 4 – Não se esqueçam que um texto analítico expõe a síntese de uma obra, enfatiza os detalhes mais importantes e essenciais fazendo uma análise em cima desses detalhes, utilizando a argumentação para embasar o seu ponto de vista.

HabilidadesComponente: História
Habilidades:
(GO-EF09HI18-A) Identificar o processo de ocupação do centro-oeste brasileiro, a construção de Brasília, e analisar os impactos sobre a região.
Componente: Língua Portuguesa
Habilidades:
(EF69LP17-C) Perceber e analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas e imagens).
(EF69LP18) Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).