You are currently viewing A Curiosidade tá ON: A história da Capoeira

A Curiosidade tá ON: A história da Capoeira

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A história da Capoeira

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “A História da Capoeira”. Disponível em: https://youtu.be/JgMm4owfuWE

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A história da Capoeira

A Capoeira é uma expressão cultural que combina combate, esporte, música, dança e brincadeira. Apresenta agilidade de movimentos, utilizando todas as partes do corpo simultaneamente, incluindo habilidades de giros, ataque, defesa, e outros.

Os movimentos, são feitos ao ritmo da música, tocada diretamente por instrumentos tradicionais e é isso que a torna diferente de outras lutas e traz proximidade com a dança.

Foi trazida para o Brasil e desenvolvida pelos escravos africanos, é uma prática corporal em forma de luta, de defesa e de resistência contra os abusos dos capitães do mato. Ela foi concebida misturando movimentos de lutas e danças que já eram difundidas na África, anteriormente.

Você sabia que a palavra capoeira tem como um de seus significados referência às áreas de matas rasteiras encontradas no interior do Brasil?

A capoeira é jogada por duas pessoas se desafiando por outros capoeiristas, no meio de uma roda formada ao som de pandeiros, berimbaus e palmas, e em alguns casos de atabaques, com a finalidade de derrubar o oponente.

O instrumento característico da Capoeira é berimbau e é ele quem determina o ritmo dos movimentos. Este instrumento musical é composto por uma vara, um pedaço de arame amarrado de ponta a ponta e uma cabaça.

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/03/Capoeira_show_Master_de_fleuret_2013_t221422.jpg > acesso em 18/08/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 –  Faça uma pesquisa sobre a história e origem da Capoeira, e como ela se estabeleceu no Brasil.

Passo 2 – Escreva um texto com esta temática e discuta com seus colegas em sala de aula acerca do texto que você produziu.

Passo 3 – Para finalizar vocês irão aprender como praticar a Capoeira, ahahahhaa acharam que iam escapar dessa? Sobrou para vocês! E para isso, se organizem em um espaço aberto fora da sala de aula, a professora Jussara e o professor Faisca já ensinou alguns movimentos para vocês no vídeo acima.

Habilidades:Componente: Língua Portuguesa

(EF08LP03-A) Produzir texto dissertativo argumentativo de temas variados e atuais, levando em consideração a estrutura do gênero.

Componente: História

(GO-EF07HI03-B) Compreender a importância da tradição oral na preservação das memórias e da ancestralidade africana e afro-brasileira, presentes nas músicas, danças e expressões de religiosidade.