O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
A Grécia antiga e a Geografia urbana
Você sabia?
Vocês sabiam, que as mulheres espartanas tinham um papel muito diferente em comparação às de outras cidades-estado gregas. Em Esparta, as mulheres eram incentivadas a praticar exercícios físicos para fortalecer o corpo e ter filhos saudáveis, que futuramente seriam guerreiros. Elas também administravam propriedades enquanto os homens estavam em guerra, o que lhes dava mais autonomia econômica.
Além disso, as espartanas tinham maior liberdade em sua vida cotidiana, podendo participar de atividades públicas e possuindo direitos que eram negados às mulheres de outras regiões da Grécia. No entanto, elas ainda eram subordinadas às expectativas da sociedade militarista.
Fonte: Kylix de figura negra da Lacônia, ca. 550–530 a.C. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rider_BM_B1.jpg>. Acesso em 09 de jan. de 2024,
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Na proposta de atividade de hoje, vamos partir de uma questão: Como as escolhas de mobilidade urbana refletem desigualdades sociais e econômicas nas cidades e o que poderia ser feito para tornar essas escolhas mais sustentáveis e inclusivas?
Passo 01 – Divida Inicialmente a turma em pequenos grupos. Cada grupo deve escolher um problema específico relacionado à mobilidade urbana.
Passo 02 – Os grupos devem pesquisar exemplos de soluções adotadas em diferentes cidades do mundo (como Bogotá e seus corredores de ônibus ou Amsterdã e suas políticas cicloviárias).
Passo 03 – Pense em uma proposta de solução sustentável, justificando como ela poderia reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida urbana.
Passo 04 – Promova um debate entre os grupos, incentivando a troca de ideias e a construção coletiva de um “Plano de Mobilidade Urbana Ideal” para a nossa cidade.
Habilidades: | Componente Curricular – História (EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da polis e nas transformações políticas, sociais e culturais. (GO-EF06HI10-A) Conhecer e problematizar as diversas formas de governo ou sistemas políticos, por meio dos quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade, como: democracia, república, aristocracia, monarquia. (GO-EF06HI10-B) Apontar e identificar as singularidades da polis, as transformações políticas e sociais na formação da Grécia Antiga, bem como a gênesis e os limites do conceito de democracia. (EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas. Componente Curricular – Geografia (EF08GE17-A) Analisar os principais problemas socioeconômicos e espaciais urbanos nas cidades latino-americanas, enfatizando a segregação socioespacial. |