You are currently viewing A Curiosidade tá ON – A Grécia antiga e a Geografia urbana

A Curiosidade tá ON – A Grécia antiga e a Geografia urbana

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A Grécia antiga e a Geografia urbana

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “A Grécia antiga e a Geografia urbana”. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=ep9gwGApxdk

Você sabia?

Vocês sabiam, que as mulheres espartanas tinham um papel muito diferente em comparação às de outras cidades-estado gregas. Em Esparta, as mulheres eram incentivadas a praticar exercícios físicos para fortalecer o corpo e ter filhos saudáveis, que futuramente seriam guerreiros. Elas também administravam propriedades enquanto os homens estavam em guerra, o que lhes dava mais autonomia econômica.

Além disso, as espartanas tinham maior liberdade em sua vida cotidiana, podendo participar de atividades públicas e possuindo direitos que eram negados às mulheres de outras regiões da Grécia. No entanto, elas ainda eram subordinadas às expectativas da sociedade militarista.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Na proposta de atividade de hoje, vamos partir de uma questão: Como as escolhas de mobilidade urbana refletem desigualdades sociais e econômicas nas cidades e o que poderia ser feito para tornar essas escolhas mais sustentáveis e inclusivas?

Passo 01 – Divida Inicialmente a turma em pequenos grupos. Cada grupo deve escolher um problema específico relacionado à mobilidade urbana.

Passo 02 – Os grupos devem pesquisar exemplos de soluções adotadas em diferentes cidades do mundo (como Bogotá e seus corredores de ônibus ou Amsterdã e suas políticas cicloviárias).

Passo 03 – Pense em uma proposta de solução sustentável, justificando como ela poderia reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida urbana.

Passo 04 – Promova um debate entre os grupos, incentivando a troca de ideias e a construção coletiva de um “Plano de Mobilidade Urbana Ideal” para a nossa cidade.

Habilidades:Componente Curricular – História
(EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da polis e nas transformações políticas, sociais e culturais. 
(GO-EF06HI10-A) Conhecer e problematizar as diversas formas de governo ou sistemas políticos, por meio dos quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade, como: democracia, república, aristocracia, monarquia. 
(GO-EF06HI10-B) Apontar e identificar as singularidades da polis, as transformações políticas e sociais na formação da Grécia Antiga, bem como a gênesis e os limites do conceito de democracia.
(EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
Componente Curricular – Geografia
(EF08GE17-A) Analisar os principais problemas socioeconômicos e espaciais urbanos nas cidades latino-americanas, enfatizando a segregação socioespacial.