You are currently viewing A Curiosidade tá ON –  A economia, a globalização e os problemas ambientais

A Curiosidade tá ON –  A economia, a globalização e os problemas ambientais

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A economia, a globalização e os problemas ambientais

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “A economia, a globalização e os problemas ambientais”. Disponível em: https://youtu.be/Pi2CbZ7a2lI?si=VyANZA13YZHqbVti

Você sabia?

Vocês sabiam que as ondas de calor intenso são períodos prolongados de temperaturas extremamente elevadas, que excedem significativamente as médias históricas de uma determinada região. Essas ondas são fenômenos climáticos que têm se tornado cada vez mais frequentes e intensos em decorrência do aquecimento global. As ondas de calor podem durar dias ou semanas e são particularmente perigosas porque colocam em risco a saúde humana, afetando principalmente idosos, crianças e pessoas com condições de saúde preexistentes. Além disso, essas ondas podem influenciar na morte de pessoas, causar a morte de plantas e animais, prejudicar a produção agrícola, aumentar o risco de incêndios florestais e sobrecarregar infraestruturas urbanas, como redes de energia elétrica e sistemas de abastecimento de água.

O aquecimento global está diretamente ligado ao aumento da frequência e da intensidade das ondas de calor. À medida que as temperaturas médias globais sobem, as chances de ocorrência de extremos de calor também aumentam. A elevação da temperatura média da superfície da Terra contribui para a formação de áreas de alta pressão atmosférica, responsáveis por manter o ar quente retido sobre uma região por um período prolongado. Esse bloqueio atmosférico impede que as frentes frias cheguem a essas áreas, prolongando e intensificando as ondas de calor.

Então pessoal, bora tomar muito cuidado, pois esse ano de 2024 já tivemos algumas ondas de calor bem fortes em Goiás, e provavelmente teremos mais até o final do ano, sendo assim, se cuidem, bebam bastante água e usem protetor solar, até a próxima.

Disponível em: https://www.canva.com/photos/MABriZBvm24/ e https://www.canva.com/photos/MAEJTaHCdj0/ > Acesso em 20/09/2024.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Na atividade de hoje, vamos fazer uma pesquisa sobre as ondas de calor que ocorreram em Goiás, no Brasil e no mundo desde 2023, busque informações sobre como essas ondas de calor afetaram a vida da população e como ela afetou na ocorrência de desastres naturais.

Passo 1 – Após essa pesquisa inicial, desenvolva um plano de contenção, que possibilite minimizar os problemas oriundos das ondas de calor, crie ações, intervenções e projetos que qualifiquem a qualidade de vida da população.

Passo 2 – Assim que finalizar a produção do plano de contenção, dialogue com os seus colegas e professores sobre o assunto.


Habilidades:Componente: Geografia

(EF08GE20-B) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos. Discutir as desigualdades sociais e econômicas, bem como as pressões sobre a natureza e suas riquezas, sua apropriação e valoração na produção e circulação, em diferentes tempos, resultando na espoliação dos povos originários.
(EF09GE14-A) Elaborar e interpretar diferentes formas de representações cartográficas com informações geográficas acerca da diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.
(EF09GE05-A) Conceituar o processo de globalização.
Habilidades:Componente: Ciências da Natureza

(EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.), e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.