O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
A ditadura militar no Brasil e os 3 poderes
Você sabia?
A Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi um movimento de massa ocorrido no Brasil em 1964, em um período de intensas tensões políticas, sociais e econômicas. Este evento representou uma manifestação organizada por setores conservadores da sociedade, que expressavam oposição ao governo de João Goulart e temor em relação ao que consideravam uma ameaça comunista. A marcha, que ocorreu em diversas cidades brasileiras, foi um marco no contexto que culminou no golpe militar de 1964, instaurando uma ditadura que duraria 21 anos. Analisar a Marcha da Família exige uma compreensão aprofundada de seu contexto, motivações e implicações na história política do Brasil.
Fonte: Mulheres durante a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, entre 19 de março e 8 de junho de 1964. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1964_marcha.jpg>. Acesso em 09 de jan. de 2024,
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Olá pessoal! Na proposta de atividade de hoje, vocês vão visitar o site memorias da ditadura, link: https://memoriasdaditadura.org.br/
Passo 01 – Cliquem na opção acervo e fotografia, selecione as fotografias que mais te impactaram.
Passo 02 – Monte um cartaz, explicando os fatos relatados nas imagens, coloque os cartazes nas paredes da escola.
Passo 03 – Crie um mural ao lado dos cartazes para as pessoas escreverem o que elas sentiram ao ver as imagens.
Passo 04 – Após coletar os relatos das pessoas, dialogue com os seus colegas e professor sobre como as outras pessoas perceberam as imagens e como a ditadura militar é entendida atualmente.
Habilidades: | Componente: História (EF09HI19) Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos. (GO-EF09HI19-C) Identificar as mudanças sociais, culturais e políticas nos anos de 1960, analisando os elementos de contestação da ordem estabelecida nesse período, bem como os diferentes momentos dos processos de resistência, durante a ditadura civil-militar no Brasil. (EF09HI20) Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar. (EF09HI21) Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura. (GO-EF09HI21-A) Analisar a questão indígena durante a ditadura militar, relacionando a questão da terra, das “grandes obras”, como abertura de rodovias, hidrelétricas, e da FUNAI aos movimentos de luta e contestação dos indígenas nesse período, bem como aos movimentos reivindicatórios da atualidade. (GO-EF09HI21-B) Identificar, no contexto da ditadura civil-militar, as manifestações de racismo, repressão, perseguição e discriminação aos grupos negros, na cidade e no campo, analisando as resistências e a luta organizada do movimento negro brasileiro, no passado e no presente. |