You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: A cultura do Hip-Hop e a história do Rap

A CURIOSIDADE TÁ ON: A cultura do Hip-Hop e a história do Rap

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A CULTURA DO HIP-HOP E A HISTÓRIA DO RAP

PROPOSTA DE ATIVIDADE

O Rap

O Rap é um discurso rítmico com rimas e poesias, que surgiu no final do século XX, entre as comunidades afrodescendentes nos Estados Unidos. É um dos pilares fundamentais da cultura hip hop.

A cultura do Hip-Hop

Passo a passo da atividade

Passo 1 – A nossa proposta de hoje é um tanto musical, então planeje e organize uma produção de letras de rap, pensem nas questões sociais e culturais que vocês vivenciam, para construir algumas rimas e tente musicalizar a sua produção.

Passo 2 – Após essa ação o professor organizará a turma em círculo e os estudantes irão apresentar as suas produções para a turma.

HabilidadesComponente: Língua Portuguesa
Habilidades:
(EF69LP54-A) Analisar os efeitos de sentido e correntes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as ondulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos.
(EF67LP31-A) Criar poemas compostos por versos livres e de forma fixa (como quadras e sonetos), utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros, tais como cadências, ritmos e rimas.
Componente: Arte
Habilidades:
(GO-EF06AR12-A) Investigar e experimentar diferentes técnicas de improvisação e criação do movimento, como fonte para a construção de vocabulários corporais dançados.
(GO-EF07AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas, instituição escolar e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.
(GO-EF09AR13-A) Pesquisar, apreciar e analisar variadas técnicas de improvisações tendo como referência formas distintas das danças tradicionais, cênicas, contemporâneos e urbanas em diferentes contextos e práticas estéticas.