Olá! Tudo bem? Nesta atividiade iremos estudar as lendas brasileiras. Qual a importância deste gênero textual para o nosso povo? Por que essas histórias não foram esquecidas?
ATIVIDADE 1
Acesse o link abaixo e leia A Lenda do Xingu e do Amazonas:
https://portalamazonia.com/amazonia-az/letra-l/lenda-dos-rios-xingu-e-amazonas
O texto que você acabou de ler é uma lenda contada pelos Juruna, um povo indígena do Centro-Oeste do Brasil. As lendas revelam a maneira pela quais determinadas sociedades entendem e explicam o mundo.
– O gênero textual lenda apresenta grande circulação no ambiente escolar, na contemporaneidade em especial em eventos folclóricos;
– As lendas têm como objetivo justificar alguns elementos da natureza através de uma experiência vivenciada;
– Assim como os mitos as lendas foram transmitidas oralmente de geração em geração. Com o intuito de preservar essa rica tradição muitos pesquisadores se dedicaram a registrar essas narrativas, um deles foi o antropólogo alemão Herbert Baldus (1899-1970), nos anos de 1920 ele visitou muitas comunidades indígenas brasileiras.
ATIVIDADE 2
Levando em consideração as explicações sobre o gênero lenda, assista aos vídeos:
ATIVIDADE 3
Você observou que a maioria das lendas brasileiras abordam a natureza como ambiente principal, pensando nesta reflexão, o texto: A Lenda do Xingu e do Amazonas faz parte da cultura dos povos da região amazônica, e essa área abrange a maior floresta tropical do mundo e cuidar deste patrimônio é um desafio mundial.
ATIVIDADE 4
Agora é a sua vez! A partir dos estudos apresentados, e é claro com os seus conhecimentos, elabore uma narrativa curta recontando uma lenda brasileira que você já conheça. Se possível para esta produção textual troque ideias com os seus responsáveis sobre as lendas brasileiras, bem como suas origens e enredos.
Saiba Mais/Referências:
Silvana Salerno. Qual é o seu norte? São Paulo Companhia das Letras. Lenda – Produção textual
https://www.youtube.com/watch?v=cZc1kTrGW6Y
Visite os sites:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Herbert_Baldus
http://chc.org.br/o-papel-das-lendas-e-mitos-na-cultura-indigena/
Componente(s) Curricular(res) | Português |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | Sequências descritivas e avaliativas em textos literários Inferência de identidades e culturas em textos literários Posicionamento crítico Leitura e recepção de obras/manifestações artísticas Estrutura das narrativas Construção da textualidade Produção de textos narrativos (EF69LP44-A) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários. (EF69LP44-B) Reconhecer, em textos literários, formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. (EF69LP47-A) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempoe articulam suas partes, as escolhas lexicais típicas de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo. (EF69LP47-B) Perceber como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto, indireto e indireto livre), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo. |
Proponentes/ Professores: | Professora: Regina Cácia Ramos |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Marechal Castelo Branco |
CRE: | Central |
EAJA –Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries