Olá caríssimo (a) aluno (a)!! Muitas famílias para driblar o desemprego ou por opção buscam o caminho do empreendedorismo e um dos maiores desafios é o gerenciamento da produção e venda de um produto. Pensando nisso, vamos simular a montagem de uma microempresa para a produção de bombons?
ATIVIDADE 1
Leia a situação-problema e resolva. Imagine que para ajudar na renda da família você decidiu abrir um pequeno negócio: produção e comercialização de bombons. Para que esse negócio prospere é necessário fazer um planejamento detalhado.
Baseado na tabela de preços dos ingredientes, preencha a tabela de custo para 50 bombons usando, inicialmente, o cálculo mental ou simplesmente uma estimativa, pois pode ser difícil para a maioria dos alunos realizarem o cálculo mental com números decimais.
Então vamos lá, complete a tabela abaixo observando os preços e a quantidade de ingredientes necessários para fazer a receita de bombons:
PREÇOS DOS INGREDIENTES
INGREDIENTE | QUANTIDADE DE CADA EMBALAGEM | PREÇO |
Chocolate Blend | 1 kg=1000g | R$ 15,00 |
Leite condensado | lata (395 ml) | R$ 3,00 |
Chocolate em pó | 200 g | R$ 3,75 |
Margarina sem sal | 250 g | R$ 1,90 |
Leite | 1 l = 1000ml | R$ 2,50 |
Coco ralado | 50 g | R$ 1,21 |
Papel alumínio 8cmx8cm | 300 unidades | R$ 7,70 |
CUSTO PARA 50 BOMBONS
INGREDIENTE | QUANTIDADE | CUSTO |
Chocolate Blend | 700 g | |
Leite condensado | 2 latas (395 ml cada lata) | |
Chocolate em pó | 80 g | |
Margarina sem sal | 150 g | |
Leite | 500 ml | |
Coco ralado | 150 g | |
Papel alumínio 8cmx8cm | 50 unidades | |
Subtotal | ||
Custos extras (energia, gás, água, etc.) | 15% do subtotal | |
Custo total | ||
Custo unitário |
ATIVIDADE 2
Na resolução de problemas do dia-a-dia aparecem termos muito usados nas atividades comerciais.
Exemplos:
• Custo: quantia paga por algo.
• Lucro: ganho que se obtém de uma negociação.
• Prejuízo: perda que se sofre em uma negociação.
Uma prática comum realizada nas relações comerciais é a divisão de lucros e prejuízos proporcionais aos valores investidos pelos sócios de uma determinada empresa. Essa divisão proporcional recebe o nome de regra de sociedade.
Assista aos vídeos para auxiliar na resolução dos exercícios:
Nessa aula, você aplicará seus conhecimentos matemáticos para resolver problemas relacionados à Matemática Financeira:
- Calcule o valor de venda de cada bombom sabendo que é esperado um lucro de 45%.
- A quantidade de margarina utilizada para fabricar 50 bombons corresponde a quantos por cento de uma embalagem de 250 g?
- Para fabricar 50 bombons três alunos gastam 2 horas, quantos horas deverão trabalhar por dia (de segunda a sexta), para fabricar 1000 bombons por semana?
- Qual é o lucro semanal obtido na venda de 1000 bombons?
Assista ao vídeo para auxiliar na resolução da questão:
- Para montar o negócio foi necessário um investimento de R$ 300,00. O primeiro aluno entrou com R$ 60,00, o segundo com R$ 100,00 e o terceiro com R$ 140,00. Sabendo que o lucro será divido proporcionalmente ao investimento feito por cada aluno, quanto cada aluno receberá de lucro por semana se a empresa conseguir vender 1000 bombons por semana? (Este problema obedece a “Regra de Sociedade”)
Chegamos ao final da aula e esperamos que com ela você tenha compreendido conceitos básicos para se gerenciar as finanças de uma microempresa.
Boa sorte e até a próxima!!
Saiba Mais | Referências:
Componente(s) Curricular(res) | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | -Cálculo de porcentagens e de acréscimos e decréscimos simples. -Problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais. -Problemas envolvendo medições (EF07MA 02-A) Ler, interpretar e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando a proporcionalidade em contextos diversos. (EF07MA 02-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros. (EF07MA17-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas para calcular a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros. (EF07MA17-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas. (EF07MA-29). Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridas em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada. |
Proponentes/ Professores: | Walquiria Lemes da Silveira Faria, Carlos Alberto de Sousa e Silva Junior, Jovenal Meira de Almeida, Andréa de Souza Miguel Moraes. |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Marechal Castelo Branco |
CRE: | Central |
EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries