Olá meninada, Como estão vocês? Em tempos de pandemia, confinados, vamos ver um assunto que mexe com o imaginário de muita gente: O Grafite. Você descobrirá onde, em que época e como surgiu essa manifestação artística tão conhecida e comentada na contemporaneidade. E também quem foi o precursor dessa Arte, bem como os nossos grafiteiros mais conhecidos aqui em nosso país. Sem mencionar quais são os objetivos do Grafite, em que se inspiraram para criar esse movimento de Arte tão rico e que influencia tantas pessoas pelo mundo afora.
Depois de assistir aos vídeos abaixo, de ler algumas reportagens sobre o assunto e utilizando seus conhecimentos, você irá usar o seu caderno de Arte para responder as questões propostas:
1. Quem foi Jean Michael Basquiat? Comente, em algumas linhas, sobre o seu trabalho e seu estilo de fazer Grafite. Qual a sua opinião sobre o trabalho do artista?
2. O Grafite possui importância e forte influência sobre as cidades e sobre as pessoas. Assim sendo, cite quais seriam as principais características dessa Arte. O que ela tem que a diferencia das demais manifestações artísticas conhecidas?
3. Cite nomes dos nossos artistas grafiteiros brasileiros mais conhecidos por seus ricos trabalhos. Realize uma pesquisa detalhada sobre eles e faça uma comparação entre os grafites realizados aqui no Brasil e o grafite do norte americano Jean Michael Basquiat. Comente sobre o desenho, o estilo de cada um, as cores e os temas explorados.
4. Na parede, do lado de fora de uma galeria em São Paulo, estava escrito essa frase: “O que está dentro fica, o que está fora expande”. Reflita sobre esse “recado” e explique com suas palavras o que você entendeu sobre ele.
Saiba Mais / Referências
Objeto de Conhecimento | Materialidades e imaterialidades Estilos Visuais Formas de Expressão Artística |
Habilidades | (GO- EF09AR05- A) Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressões artísticas, bidimensionais e tridimensionais, tais como: desenho, pintura, gravuras, colagens, HQ, memes, intervenções artísticas dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, Grafite, tecelagens. Fazer uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, enquanto componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas e o seu repertório imagético, estético e sensível nas produções em contexto, fazendo uso consciente e responsável dos recursos naturais. |
Proponentes/ Professores: | Maria Beatriz Veiga de Paiva |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Marechal Castelo Branco |
CRE: | Central |
Ciclo da Adolescência – Turma H (8º ano) – Corpo, Expressão e Movimento