You are currently viewing Matemática – Quais as chances?

Matemática – Quais as chances?

Olá! Você sabe qual o nome da teoria que estuda as  chances de alguma coisa acontecer? Isso mesmo, quando  fazemos uma festa de aniversário, por exemplo, ficamos  pensando quais as chances de ganhar muitos ou poucos  presentes. Isso é o que chamamos de probabilidade.  Vamos entender melhor como fazer isso seguindo todos os  passos das nossas atividades?


ATIVIDADE 1:

Probabilidade é a chance de que algo possa acontecer. Acesse o  link abaixo e vamos entender melhor o que é probabilidade. Faça anotações no  seu caderno. 

“Animação o que é probabilidade na Matemática” Canal: Ramon Volpassohttps://www.youtube.com/watch?v=pyoDAKOA00c

ATIVIDADE 2:

Como já vimos a probabilidade é a chance de um evento  acontecer. Nesse momento estamos enfrentando uma pandemia onde devemos  ficar em casa, e caso seja necessário sair devemos utilizar a máscara para que as  chances de contágio sejam pequenas. Observe na figura a seguir qual a  probabilidade de contágio que temos quando usamos ou não a máscara de  proteção, e responda: 

a) Qual a probabilidade de contágio quando ninguém usa a máscara?

b) Qual a probabilidade de contágio quando uma pessoa infectada com covid 19 está com máscara e a outra não? 

Fonte: Prefeitura de Curitiba. Disponível em: <https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/mascaras-diminuem probabilidade-de-transmissao-do-virus/55696> Acesso em 30/06/2020

ATIVIDADE 3:

Agora com uma moeda e o caderno para fazer as anotações  vamos testar a probabilidade de se obter cara ou coroa no lançamento dessa  moeda.  

Lance uma moeda 15 vezes, em cada lançamento registre se o resultado foi cara  ou coroa. 

a) Qual resultado apareceu mais vezes, cara ou coroa? 

b) Jogue novamente a moeda 5 vezes e escreva qual foi o resultado que  apareceu mais vezes. 

c) Você consegue prever qual seria o resultado (cara ou coroa) se jogasse a  moeda mais uma vez? Por quê? 

ATIVIDADE 4:

Vamos utilizar tudo que aprendemos em um jogo bem legal.  Acesse o site IXL acessando o link e responda as questões apresentadas.

https://br.ixl.com/math/4-ano/compreenda-a-probabilidade


Saiba Mais |  Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=rBc5Sp9q6xo
“Matemática em toda parte | Futebol – Teoria das Probabilidades” Canal: TV Escolahttps://www.youtube.com/watch?v=rBc5Sp9q6xo

Objeto de  ConhecimentoAnálise de chances de eventos aleatórios: Eventos aleatórios Características de resultados prováveis
Habilidades (EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios  cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência,  reconhecendo características de resultados mais  prováveis, sem utilizar frações. (EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de  divulgação científica para crianças, considerando a  situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Proponentes/  Professores:Cintia Aline Duarte Mendes Romildo Júnior
Instituição  Educacional:Escola Municipal de Tempo Integral Alonso Dias Pinheiro
CRE: Maria Helena Bretas

 Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D – 4º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo