Olá! Você sabe qual o nome da teoria que estuda as chances de alguma coisa acontecer? Isso mesmo, quando fazemos uma festa de aniversário, por exemplo, ficamos pensando quais as chances de ganhar muitos ou poucos presentes. Isso é o que chamamos de probabilidade. Vamos entender melhor como fazer isso seguindo todos os passos das nossas atividades?
ATIVIDADE 1:
Probabilidade é a chance de que algo possa acontecer. Acesse o link abaixo e vamos entender melhor o que é probabilidade. Faça anotações no seu caderno.
ATIVIDADE 2:
Como já vimos a probabilidade é a chance de um evento acontecer. Nesse momento estamos enfrentando uma pandemia onde devemos ficar em casa, e caso seja necessário sair devemos utilizar a máscara para que as chances de contágio sejam pequenas. Observe na figura a seguir qual a probabilidade de contágio que temos quando usamos ou não a máscara de proteção, e responda:
a) Qual a probabilidade de contágio quando ninguém usa a máscara?
b) Qual a probabilidade de contágio quando uma pessoa infectada com covid 19 está com máscara e a outra não?
ATIVIDADE 3:
Agora com uma moeda e o caderno para fazer as anotações vamos testar a probabilidade de se obter cara ou coroa no lançamento dessa moeda.
Lance uma moeda 15 vezes, em cada lançamento registre se o resultado foi cara ou coroa.
a) Qual resultado apareceu mais vezes, cara ou coroa?
b) Jogue novamente a moeda 5 vezes e escreva qual foi o resultado que apareceu mais vezes.
c) Você consegue prever qual seria o resultado (cara ou coroa) se jogasse a moeda mais uma vez? Por quê?
ATIVIDADE 4:
Vamos utilizar tudo que aprendemos em um jogo bem legal. Acesse o site IXL acessando o link e responda as questões apresentadas.
https://br.ixl.com/math/4-ano/compreenda-a-probabilidade
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Análise de chances de eventos aleatórios: Eventos aleatórios Características de resultados prováveis |
Habilidades | (EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações. (EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Proponentes/ Professores: | Cintia Aline Duarte Mendes Romildo Júnior |
Instituição Educacional: | Escola Municipal de Tempo Integral Alonso Dias Pinheiro |
CRE: | Maria Helena Bretas |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D – 4º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo