Boa tarde turminha! Hoje vamos aprender por meio dos vídeos, como é fácil narrar nossas alegrias, tristezas e outros acontecimentos do nosso dia a dia.
ATIVIDADE 1
Vamos conhecer mais sobre “O gênero diário?” Veja o vídeo:
—ATIVIDADE 2
Vamos também conhecer o “gênero Carta pessoal” que podemos adotar no nosso dia a dia. Vejam em:
—ATIVIDADE 3
Veja as regrinhas básicas para escrever uma carta nos seguinte vídeo:
ATIVIDADE 4
Agora que assistimos todos os vídeos falando sobre os gêneros textuais gênero: Diário, gênero: Carta pessoal, gênero: Cartas Ficcionais.
– Agora é com você:
Faça uma cartinha para um amigo contando as novidades da sua quarentena em casa se ir para a escola.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Reconstrução das condições de produção e recepção de textos: Gêneros e função social dos textos.Escuta atenta: Escuta atenta para melhoria da comunicação e interação Desenvolvimento do senso crítico. |
Componente Curricular/ Eixo Temático | Língua portuguesa/Experiências e curiosidades. |
Habilidades | (EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
Proponente/ Professor: | Irene Ribeiro Santiago |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Odília Mendes de Brito |
CRE: | CRE Brasil Di Ramos Caiado |
Ensino Fundamental – Ensino Fundamental – Turma C 3º ano – Experiências e Curiosidades