You are currently viewing GEOGRAFIA – A CASA

GEOGRAFIA – A CASA

Olá crianças! Vamos aprender sobre a nossa moradia? Qual é o tipo e quais materiais que utilizamos para ser construída? Vamos para nossa atividade, preste bastante atenção para responder.


1-Vamos ouvir a história do Camilo, Comilão? 

A história do livro Camilão   Comilão. É a história do Camilo , um leitão muito guloso e preguiçoso. É com ele que vamos estudar sobre os diversos tipos de casa que existem.


Camilo mora na cidade de Zuzulândia.Qual é o nome da nossa cidade. Procure em jornais ou revistas as letras que formam o nome da cidade e cole no seu caderno.

2- Observe a palavra ;

CASA

Quantas letras tem  essa palavra ?

Quantos sons?

A palavra tem letras repetidas?(     ) SIM    (    )  NÂO

Quantas vezes a letra repetida aparece?____________________

3- Agora faça uma lista com a palavras que começam com a letra C.

4- De acordo com a história faça a sequência numeral, do menor para o maior de acordo com alimentos encontrados na cesta do Camilo.

5-  A casa é o lugar que convivemos com nossa família. Nela nós brincamos, fazemos refeições, dormimos e descansamos. Ela é o nosso abrigo, pois nos protegemos  da chuva, do frio e do calor. Nos dias que estamos enfrentando a pandemia do coronavírus, ela tem se tornado o nosso refúgio. O lugar   mais seguro que poderíamos estar.


6- As casas que as pessoas habitam são construídas de acordo com a necessidade de cada pessoa ou de acordo com a cultura de cada   grupo social. Por isso são utilizados diversos tipos de materiais. Converse com um familiar e escreva os materiais utilizados para construir sua casa.


Saiba Mais | Referências:


Objeto de ConhecimentoDiferentes moradias; escuta atenta; forma de composição de texto; contagem de rotina.
HabilidadesEF01GE06-A) Compreender, descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano, como brinquedos, roupas, mobiliários, considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.(EF15LP10-A/B) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, respeitando o interlocutor, para melhorar a comunicação e a interação com o grupo.EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, bilhetes, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação especifica de cada um desses gêneros.(EF01MA01-A) Reconhecer a utilização de números no seu contexto diário, representado por imagens ou não, como indicador de quantidade, em problemas de contagem de objetos do cotidiano, quantos tem ou onde ha mais, ordem do 1o ao 10o, em brincadeiras de tradição e situações cotidianas, como tabelas de campeonatos esportivos e código, como números utilizados em contas, RG, CPF, titulo de leitor, código de barras, utilizando a expressãooral.

Proponentes/ Professores:Daniella Alessandra de OliveiraVilma Cassia Cardoso
Instituição Educacional:Escola Municipal Rui Barbosa
CRE:U. R. Maria Helena Bretas

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma B 2º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo