Olá! Hoje vamos viajar para o Brasil Colônia e conhecer um pouco mais da cultura dos primeiros habitantes do nosso país. Compreender o processo de colonização e a transformação no modo de vida, reduzindo-o à condição de escravizado. Neste contexto, compreenderemos o legado cultural e perceberemos a necessidade de respeito e valorização aos povos indígenas. Vamos lá!
ATIVIDADE 1
Assista o vídeo:
ATIVIDADE 2
No caderno, responda as questões: Copie as palavras abaixo e pesquise o sentido que expressam no vídeo “ Os indígenas – Raízes do Brasil”.
1 – Tabus:
2 – Monogamia:
3 – Poligamia:
4 – Xamanismo:
5 – Etnia:
6 – Alucinógeno:
7 – Funai:
8 – Neopentecostais:
ATIVIDADE 3
Conte, em poucas linhas, como era a vida nas aldeias indígenas antes da chegada dos portugueses.
ATIVIDADE 4
Três armas foram fundamentais para o domínio dos colonizadores sobre os nativos. Cite-as.
ATIVIDADE 5
Assistimos no vídeo, as várias heranças culturais deixadas pelos indígenas, como na culinária brasileira. Destes, cite os alimentos e/ou pratos que sua família e você já fizeram ou experimentaram.
ATIVIDADE 6
Infelizmente, ainda nos dias de hoje percebemos a falta de empatia e o preconceito delegado às populações indígenas, que mesmo após séculos de colonização, continua latente em nossa sociedade. Reflita e escreva um pequeno texto citando como podemos mudar esta realidade.
Saiba Mais / Referências:
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento |
História | (EAJAHI0407) Identificar as transformações nas relações de trabalho e de organização social no território goiano com a chegada dos europeus e a resistência cultural dos nativos. (EAJAHI0421) Identificar as diferentes formas de resistência contra a escravização e colonização apontando o seu papel como propulsor de movimentos migratórios. (EAJAHI0529) Conhecer as tradições culturais e sociais dos povos indígenas do atual território brasileiro antes da chegada dos portugueses. |
Proponentes/ Professores: | Patrícia Cezar Vargas. Lucilene Souza Porto Vieira. |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Nossa Senhora da Terra. |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado. |
EAJA – 1º Segmento – 3ª e 4ª Série – Experiência e Curiosidade – Adaptado