Olá! Hoje iremos falar sobre massa e peso. Você sabe qual é o seu peso? Você já subiu em uma balança para saber quanto pesa? Acredito que todos já devam ter ido a uma farmácia e subido em uma balança para saber o quanto está pesando. No entanto, será que você esta usando os termos correto para essa medição? Agora iremos diferenciar essas duas unidades de medida. E vamos falar um pouco sobre densidade que tem tudo haver com esse conteúdo.
ATIVIDADE 1
Convidamos você e sua família a assistir o vídeo: Massa, peso, volume e densidade. Entendam finalmente! Acessem o link:
ATIVIDADE 2
Agora que você já sabe qual a diferença entre massa e peso. Vamos exercitar um pouco. Agora pegue o caderno e responda as seguintes perguntas:
A – Qual é a sua massa?
B – Com base na sua massa qual seria seu peso aqui na Terra? (dado gravidade = 10m/s2)
C – Faça o mesmo calculo de peso para outra pessoa de sua casa. E agora quem tem o maior peso?
ATIVIDADE 3
Agora vamos assistir outro vídeo que irá falar sobre a densidade e compreender como ela está presente no nosso dia-a-dia. Então vamos lá! Convide seus familiares!
ATIVIDADE 4
Como visto no vídeo a densidade é uma relação entre massa dos objetos e volume que ele ocupa. Agora vamos à prática, para compreender o que é densidade!!
Pegue um balde, bacia ou até mesmo no tanque, coloque aproximadamente três litros de água.
Pegue em sua casa, coisa que não podem se danificar ao ser molhado, como pedra, ovo, cenoura, laranja, copo, colher entre outros objetos.
Agora com cuidado, coloque um objeto de cada vez dentro da água e observe se ele afunda ou boia.
Anote em seu caderno o resultado de cada objeto.
Saiba Mais Referências:
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento |
Ciência da Natureza Matemática | (EAJACI0401) Identificar e demonstrar as propriedades físicas observáveis nos materiais. (EAJAMA0425) Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos. (EAJAMA0422) Ler, interpretar, resolver situações-problema envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais. (EAJAMA0326) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais. |
Proponentes/ Professores: | Paula Roberta Nunes |
Instituição Educacional: | Escola Municipal De Tempo Integral Santa Marta |
CRE: | Central |
EAJA – 1º Segmento – 3ª e 4ª Série – Educação Ambiental e Saúde – Adaptado