Olá crianças, vocês gostam de história? Vamos fazer uma viagem? Uma viagem no mundo da leitura! Através da leitura podemos descobrir um montão de coisas novas e desenvolver muitas habilidades. Tenho certeza que você irá gostar. Mas para isso, devemos desenvolver a capacidade da escuta e da atenção. Você precisa escutar, se atentar a cada passo e por fim tirar suas dúvidas e suas impressões sobre a leitura, também pode fazer sugestões. A história que vamos conhecer se chama Bichodário, quem escreveu foi, Telma Guimarães. Telma Guimarães é professora de inglês, formada em letras e mora na cidade de São Paulo. Ela já escreveu diversos livros infantis, dentre eles, o que vamos conhecer: Bichodário. Depois, podemos conhecer outros livros que ela produziu.
Então vamos lá, enfim conhecer essa bonita história. Ela retrata nomes de animais que começam com as letras do alfabeto. Preste bastante atenção, ela vai usar a sequencia do alfabeto para evidenciar os nomes dos animais. Nessa história, vamos conhecer nomes de muitos animais e depois também vamos ver alguns deles em outro dialeto, assim como algumas de suas características.
Boa viagem!
Atividade 1
Agora é sua vez de produzir.
Com ajuda da família, você irá construir sua história. Como no bichodário.
Mas, vamos trocar o nome?
Que tal, um Nomedário? Sim, com as letras do seu nome. Vai ficar muito legal. No final iremos colocar a mão na massa mais uma vez e construir um fantoche de animal para que você conte sua história de maneira bem divertida. Então vamos à história.
Você irá utilizar as letras do seu nome e para cada letra escrever o nome de um animal. Tente usar nomes de animais que não aparecem na história: Bichodário. Você também deverá escrever algumas características desses animais. Fique à vontade para desenhar ou recortar e colar os animais.
Vamos ver um exemplo:
Nomedário Autor (a) __________________________ Ilustração _________________________ (lembrando que você será o autor(a), ilustrador(a) da história. | Que animal começa com A? Uma abelha voadora, que viaja de folha em folha! Desenho Características Seu corpo, pequeno e duro, é coberto de pelos e possui seis patas. As fêmeas têm ferrão e podem picar, mas os machos, não. https://escola.britannica.com.br/artigo/abelha Se precisar, peça ajuda da família para fazer uma breve pesquisa por meio da internet. |
Atividade 2
Você sabia que existem outras formas de escrever e ler os nomes desses animais?
Sim! Podemos usar outros dialetos. Acredito que você deve conhecer algumas palavras, como: nome de alguns animais, cores, números, dentre outros. Eles são falados em outros países, mas que também fazem parte do nosso dia-a-dia. Acredito que você já tenha escutado alguma música em Inglês, sim, estamos falando do Inglês. É uma forma diferente de escrevermos e lermos as palavras. Que tal conhecer uma música em inglês que retrata o nome de alguns animais? Imagino que você já tenha escutado.
Vamos lá!
Atividade 3
Produzindo um fantoche
Vamos produzir um fantoche de cachorrinho para que nossa história fique mais divertida.
Passo a passo:
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Forma de composição do texto: Sequência de fatos e expressões que marcam a passagem de tempo Rimas e aliterações e assonâncias em textos poéticos, canções Letras e palavras; relação entre fala e escrita Características do sistema de escrita alfabéticaConhecimento do alfabeto do português do Brasil: Letras do alfabeto Tipos de fontesVogais e consoantesConstrução do sistema alfabético: Representação dos sons da fala na escritaReflexão a respeito da correspondência fonema-grafema: do princípio alfabético à construção da ortografiaConstrução de laços afetivos, convívio social;Animais, grupo familiar… |
Habilidades | (EF12LP07-A) Reconhecer, no processo de leitura, recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos, de modo que seja possível reproduzi-los em atividades de escrita e reescrita, assim como de criá-los em atividades de produção de textos. (EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando as rimas. (GO-EF01LP40) Reconhecer, a partir de textos como quadrinhas, cantigas, parlendas, entre outros gêneros as características do sistema de escrita: letras e palavras; relação entre fala e escrita.(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.(GO-EF01LP28) Conhecer e identificar, a partir da leitura e escrita de textos, diferentes tipos de fontes e caracteres usados para escrever. (GO-EF01LP29) Distinguir vogais e consoantes e suas formas de escrita.(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. (GO-EF01LP30) Usar letras e sinais diacríticos para escrever.(GO-EF01LI03) Vivenciar atividades lúdicas, cantar, dançar, brincar, para utilizar, em diferentes contextos, o repertório linguístico sobre animais, grupo familiar, objetos, brinquedos e materiais escolares. |
Proponentes/ Prof: | Darlene Neres Soares |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Bernardo Élis |
CRE: | Brasil di Ramos Caiado |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma A 1º ano – Experiências e Curiosidades