Cada mundo cabe em cada casa. Cada casa tem seu jeito de ser!
Como é o lugar onde você mora?
Você sabia que existe vários tipos de moradias?
As moradia tem por objetivo servir às necessidades do homem conforme suas condições específicas. Por isso, acabam se transformando em seus lares.
Vamos conhecer um pouco mais sobre isso?
Atividade 1
Assista o vídeo: A Casa
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Tr64alpIxeY
• Então agora vamos pensar um pouco sobre:
• Por que não é possível existir uma casa assim?
• Qual a função de uma moradia?
Na região onde moramos o tipo de casa mais comum, é a casa de ALVENARIA. Vamos conhecer um pouco sobre os tipos de casa que existem? É só acessar o link do vídeo abaixo: Tipos de Moradia do canal Nossa vida com Alice:
Link: https://www.youtube.com/watch?v=U6HuzL3CPLU&t=3s
Atividade 2
• Como é o lugar onde você mora?
• E as divisões de uma moradia (cômodos), quais são?
• Qual parte da casa você mais gosta de ficar? Por quê?
• E sua escola como é?
• Qual o melhor espaço na escola na sua opinião?
• Em uma folha em branco desenhe sua casa e sua escola (Não esqueça de colorir). Em seguida com ajuda de uma pessoa da sua família façam uma lista com as diferenças entre sua casa e a escola que você estuda. (Aproveita e tente matar a saudade se lembrando dela).
Atividade 3
Observe as imagens a seguir e responda as questões a seguir:
Imagem
Imagem 2
Imagem 3
Fonte das imagens:
Imagem 1: https://br.habcdn.com/photos/quotation/gallery/mini-casa-de-arvore-jardim-1366226.jpg Imagem 2: https://engenharia360.com/tijolos-se-faz-uma-casa/
Imagem 3: https://img.socioambiental.org/v/publico/pibmirim/como-vivem/habitacoes/Xavante_red.JPG.html
• Quais materiais vocês acham que foram utilizados para construir as três moradias?
• Quais materiais vocês observam que foram utilizados nas moradias?
• Vocês conhecem outros materiais que podem ser utilizados para construir moradias?
• Você quais são os profissionais responsáveis pela construção de casas?
Saiba Mais |Referências:
Objeto de Conhecimento | Diferentes moradias; Espaços físicos diversos. |
Componente Curricular | Geografia; Matemática; Arte; História. |
Habilidades | (EF01GE01-B/C) Observar e descrever características de seus lugares de vivência, identificando semelhanças e diferenças de outros lugares. (EF01GE06-A) Compreender, descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano, como brinquedos, roupas, mobiliários, considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção. (EF02MA13-D) Representar com desenhos a localização em um espaço, sala de aula, lugar de recreação, sua casa ou outro ambiente, tendo como ponto de referência o próprio corpo. (GO-EF01AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo. (EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem. (EF02LP20-B) Analisar o tipo de informação que os textos apresentam. |
Proponentes/ Professores: | Eloisa Vieira da Silva Greyce Kely de Freitas Mariano Marlene Antônia da Silva Silvia Xavier do Nascimento Medeiros |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Rotary Goiânia Sul |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |
EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries