Pessoal, vocês já leram alguma história em quadrinhos, ou tirinhas? Vocês gostaram? Que tal nós lermos uma? Vocês vão adorar.
Leitura da História em quadrinhos e Tirinha em seguida responder as atividades propostas.
Atividade 1
Quem são os personagens?
Qual foi o presente que o papai Noel deixou para Mônica?
O Cebolinha estava sonhando. Por que ele estava feliz com o sonho?
Qual foi o presente que o papai Noel deixou para o Cebolinha?
Porque o papai Noel deixou esse presente para o Cebolinha?
http://roseartseducar.blogspot.com.br
Mauricio de Sousa – Produções Ltda
Atividade 2
A tira inicia-se com Cebolinha tendo que resolver um problema. Qual é este problema?
No segundo quadrinho, Cebolinha enxerga uma possível solução para esse problema. Qual?
A expressão “quebrar o galho” ganhou duplo significado no texto. O que significou a expressão para Mônica e o que significou para Cebolinha?
O problema de Cebolinha foi resolvido? Justifique.
Mônica percebeu o engano que cometeu? Explique.
O que significam as estrelas e a fumaça na cabeça de Cebolinha?
Copie do texto as palavras que o Cebolinha falou errado e escreva corretamente.
Fonte: http://roseartseducar.blogspot.com.br
Mauricio de Sousa – Produções Ltda
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | *Leitura de imagens em narrativas visuais:*Relação entre imagens e palavras em histórias em quadrinhos e tirinhas*Características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Habilidades | (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias). (EF15LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas e com o auxílio do professor ou com certa autonomia. (EF15LP14-B) Reconhecer as características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, analisando e comparando as se- semelhanças e diferenças de cada gênero. |
Proponentes/ Professores: | Língua Portuguesa Naihara Santos Vieira Camilo. |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Tropical Ville |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C – 3º Ano – Ética e Cidadania