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Matemática – Diferentes meios de informação: gráficos e tabelas

Olá, tudo bem? Sabia que existem muitas formas de uma informação chegar até você? Ela pode vir em forma de pequenos textos, de figuras, de tabelas e gráficos etc.


Você percebeu que por conta da pandemia, a quantidade de informação que recebemos diariamente é imensa? E que em muitos casos ela vem em forma de gráficos para facilitar nosso entendimento? Vamos observar o gráfico presente no jornal O Popular de 22/04/2020:


Atividade 1

Responda as questões:

a) Sobre o que se trata o gráfico?

b) O que são os números que aparecem na frente de cada coluna horizontal?

c) Qual o estado com o maior número de mortes?

d) Quantas pessoas morreram em Goiás até a data desta pesquisa?

e) Na sua opinião, porque a diferença de mortes por estado é tão grande?

f) Você acha importante as medidas de isolamento? O que você e sua família estão fazendo para se proteger?

Atividade 2

Assista aos vídeos abaixo:

Ler e interpretar gráficos de barra e de coluna | Parte I – Canal Khan Academy Brasil – YouTube

Ler e interpretar gráficos de barra e de coluna | Parte II – Canal Khan Academy Brasil – YouTube

Interessante não acha? Agora vamos colocar em prática o que você aprendeu.

I) O gráfico a seguir representa o número de aniversariantes da turma em cada
mês. Qual mês teve mais aniversários?


a) maio
b) outubro
c) fevereiro
d) janeiro

II) O gráfico de colunas representa o tempo do banho, em minutos, uma família com sete pessoas, sendo 3 meninas (A,B,C), 2 meninos (D,E), mãe (M) e pai (P).
Qual o tempo total de banho das mulheres da casa?


a) 55 minutos.
b) 70 minutos.
c) 1 hora e 5 minutos.
d) 1 hora e 15 minutos.

III) Construa no seu caderno um gráfico de colunas ou barras que represente a tabela a seguir:


Saiba Mais | Referências:

https://pt.khanacademy.org/math/pt-3-ano/probabilidade-e-estratistica-3ano/graficos-de-barra-parte1/v/more-solving-problems-with-bar-graphs

Exemplos de leitura de gráficos de colunas

Fonte

Exemplos de exercícios de criação de gráficos de colunas

Fonte

Objeto de ConhecimentoLeitura e interpretação de tabelas e gráficos (de colunas ou barras simples ou múltiplas) referentes a variáveis categóricas e variáveis numéricas: Coleta de dados, organização e registro Construção de diferentes tipos de gráficos para representá-los e interpretação das informações:
Habilidades(EF06MA32-A) Ler, interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões. (EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.
Proponentes/ Professores:Laila Freitas dos Santos/ Ana Lúcia Macêdo da Cunha/
Instituição Educacional:Escola Municipal Professora Cleonice Monteiro Wolney
CRE:Maria Helena Bretas

Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Ed. Financeira e Empreendedorismo