Olá, tudo bem? Sabia que existem muitas formas de uma informação chegar até você? Ela pode vir em forma de pequenos textos, de figuras, de tabelas e gráficos etc.
Você percebeu que por conta da pandemia, a quantidade de informação que recebemos diariamente é imensa? E que em muitos casos ela vem em forma de gráficos para facilitar nosso entendimento? Vamos observar o gráfico presente no jornal O Popular de 22/04/2020:
Atividade 1
Responda as questões:
a) Sobre o que se trata o gráfico?
b) O que são os números que aparecem na frente de cada coluna horizontal?
c) Qual o estado com o maior número de mortes?
d) Quantas pessoas morreram em Goiás até a data desta pesquisa?
e) Na sua opinião, porque a diferença de mortes por estado é tão grande?
f) Você acha importante as medidas de isolamento? O que você e sua família estão fazendo para se proteger?
Atividade 2
Assista aos vídeos abaixo:
Interessante não acha? Agora vamos colocar em prática o que você aprendeu.
I) O gráfico a seguir representa o número de aniversariantes da turma em cada
mês. Qual mês teve mais aniversários?
a) maio
b) outubro
c) fevereiro
d) janeiro
II) O gráfico de colunas representa o tempo do banho, em minutos, uma família com sete pessoas, sendo 3 meninas (A,B,C), 2 meninos (D,E), mãe (M) e pai (P).
Qual o tempo total de banho das mulheres da casa?
a) 55 minutos.
b) 70 minutos.
c) 1 hora e 5 minutos.
d) 1 hora e 15 minutos.
III) Construa no seu caderno um gráfico de colunas ou barras que represente a tabela a seguir:
Saiba Mais | Referências:
Exemplos de leitura de gráficos de colunas
Exemplos de exercícios de criação de gráficos de colunas
Objeto de Conhecimento | Leitura e interpretação de tabelas e gráficos (de colunas ou barras simples ou múltiplas) referentes a variáveis categóricas e variáveis numéricas: Coleta de dados, organização e registro Construção de diferentes tipos de gráficos para representá-los e interpretação das informações: |
Habilidades | (EF06MA32-A) Ler, interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões. (EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto. |
Proponentes/ Professores: | Laila Freitas dos Santos/ Ana Lúcia Macêdo da Cunha/ |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Professora Cleonice Monteiro Wolney |
CRE: | Maria Helena Bretas |
Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Ed. Financeira e Empreendedorismo