You are currently viewing Como são as plantas

Como são as plantas

Oi, tudo bem? Com nossos estudos sobre os seres vivos, eu fiquei curiosa sobre “ como são as plantas?”. Você já teve a mesma curiosidade? Vamos descobrir comigo?


Você tem plantas na sua casa? Na sua rua ou em algum lugar que você frequenta, como em sua rua, praças ou casa de alguém da sua família? Você já observou parou para observá-las?


Atividade 1


Convide alguém da sua família (pai, mãe, irmãos, avós ou tios) para observar algumas plantas próximo a você. A observação é uma etapa muito importante quando desejamos conhecer alguma coisa. Observe atentamente onde as planta estão no ambiente e as partes que você consegue identificar.


Atividade 2


Agora, faça um desenho das plantas que você observou e convide seu familiar para também realizar o desenho. Lembre-se de cada característica dela, o que ela mais te chamou atenção. Após concluir, conversem sobre os desenhos ,as semelhanças e / ou diferenças entre eles.


Atividade 3

Venha comigo descobrir se você conseguiu observar todas as partes das
plantas!

“Ciências Naturais Partes das Plantas 2º ano” – Canal: JULIA PAVAO – Link: https://www.youtube.com/watch?v=ukSbL542GFY

Atividade 4


Germinando Feijões


Material:

Algodão, papel-alumínio, 16 sementes de feijão, 4 potes ou copos pequenos de plástico não transparente, limpos e secos (se preciso, encape os copos para que não haja entrada de luz pelas laterais).

Como fazer:

1. Numere os potes de 1 a 4.
2. Coloque algodão no fundo dos quatro potes.
3. Em cada pote, sobre o algodão, coloque quatro feijões.
4. Molhe algodão do pote 1, sem encharcar.
5. Molhe o algodão do pote2, sem encharcar. Depois, cubra com Papel-alumínio e fixe bem.
6. Não molhe o algodão do pote 3.
7. Não molhe o algodão do pote 4. Depois cubra com papel-alumínio e fixe bem.
8. Deixe todos os potes no mesmo local durante seis dias.

Observações

1. Após seis dias, retire o papel-alumínio e observe o que aconteceu em cada um dos quatro potes.
2. Em seu caderno faça anotações sobre suas observações.
3. Responda em seu caderno:
a). Algum feijão germinou? Se sim, qual?
b). Do que necessitam as sementes para germinar?
Ao final do seu projeto você vai descobrir porque a Mika levou seu feijão para perto da plantação do avô. Não nos deixe curiosos, tire foto do seu projeto, após os 6 dias, compartilhe e nos conte se conseguiu plantar seu pé de feijão!



Objeto de ConhecimentoObjetivos de aprendizagens e desenvolvimento
Ciências Naturais(EAJACI0208) Reconhecer as características das plantas e animais que fazem parte do cotidiano e relacionar ao ambiente em que vivem.
(EAJACI0209) Identificar e descrever as características de diferentes espécies de plantas e animais, enfatizando o bioma Cerrado.

Proponentes/ Professores:Júlia Cristine Nascimento Costa
Instituição Educacional:Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes
CRE:Brasil di Ramos Caiado

EAJA – 1º Segmento – 1ª e 2ª Série – Educação Ambiental e Saúde