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MATEMÁTICA – SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS

Olá! Dois triângulos são semelhantes quando possuem os três ângulos ordenadamente congruentes (mesma medida) e os lados correspondentes proporcionais. Usamos o símbolo ~ para indicar que dois triângulos são semelhantes.

Para saber quais são os lados proporcionais, primeiro devemos identificar os ângulos de mesma medida. Os lados homólogos (correspondentes) serão os lados opostos a esses ângulos. Vamos aprender!


Atividade 1

Acesse o link abaixo e leia o conteúdo sobre Semelhança de Triângulos:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. “Semelhança de triângulos”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/semelhanca-triangulos.htm. Acesso em 02 de dezembro de 2020.


Atividade 2

Clique no link e assista o vídeo explicativo sobre Semelhança de Triângulos.

“SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS – Geometria Plana – Pedido por aluno” – Canal: Marcos Aba Matemática
Link: https://www.youtube.com/watch?v=0y5zrjMb5IM

Componente(s) Curricular(res)Matemática
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoEF03MA15: Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.
EF07MA25: Reconhecer a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras) ou nas artes plásticas.
EF07MA31: Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
EM13MAT314: Resolver e elaborar problemas que envolvem grandezas determinadas pela razão ou pelo produto de outras (velocidade, densidade demográfica, energia elétrica etc.).

EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries