Esta atividade vai promover o detalhamento da organização da sociedade colonial brasileira, pensando em aspectos econômicos, sociais e políticos. Vamos compreender a dinâmica muito específica dessa sociedade monocultora, em termos produtivos, e polarizada, socialmente. Vamos entender também os fundamentos do patriarcalismo.
Atividade 1
Assista os vídeos linkados neste abaixo.
Atividade 2
Realize as questões referentes às atividades econômicas desenvolvidas no período colonial.
Componente(s) Curricular(res) | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros). EM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos. |
Créditos | Escola Digital Link: https://escoladigital.org.br/roteiro-de-estudo/a-sociedade-colonial-brasileira-56847 |
Publicado por | Gabriela Cavalcante Costa |
Curado por | Eliane Yambanis |
EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries