Olá, você já passou por alguma situação que precisou medir alguma coisa? O que você fez? Quais objetos ou instrumentos você usou? Vamos conhecer mais um pouco sobre isso?
Oi, você sabia que as unidades de medida são modelos estabelecidos para medir diferentes grandezas, tais como comprimento, massa, tempo e volume. O Sistema Internacional de Unidades (SI) define a unidade padrão de cada grandeza. Baseado no sistema métrico decimal, o SI surgiu da necessidade de uniformizar as unidades que são utilizadas na maior parte dos países. Acesse e aprenda mais um pouco:
MEDIDAS DE COMPRIMENTO
Agora que você aprendeu alguns conceitos comprimento, largura, espessura. Esses termos são usados para indicar o que querem medir. Pegue seu caderno de matemática e anote, sem medir, qual tamanho de cada objeto abaixo (estimativa):
1 – Caneta
2 – Lápis
3 – Mesa
4 – Sua altura
5 – cama
Anote tudo no seu caderno.
Agora é sua vez de medir!! Mão na massa!!!
Depois que você estimou o tamanho de cada objeto, pegue uma fita métrica, régua ou trena faça as medidas e registre.
Pense e responda:
1) As estimativas que você fez, foram iguais?
2) que estratégia você utilizou para estimar?
3) Qual foi sua maior dificuldade ao medir os objetos?
Até a próxima!!!
Competência | Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0422) Ler, interpretar, resolver situações-problema envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais. (EAJAMA0327) Medir, comparar e estimar área de figuras planas, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área. |
Proponentes/ Professores: | Maria de Jesus Melo Almeida Fernando Inácio SiqueiraNatalina de Fátima Oliveira |
Instituição Educacional: | E. M. PATRICIA RODRIGUES DE PAIVA |
CRE: | CENTRAL |
EAJA – 1º Segmento – 3ª e 4ª Série – Educação Financeira e Empreendedorismo – Adaptada