Olá, estudante! Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza – para o 7º Ano – está disponível para você, aqui no Portal Conexão Escola, para que possa aprender mais sobre o tema proposto. Bons estudos!
Olá, tudo bem? Tudo certo para mais uma experiência de sua jornada de aprendizagem sobre Ciências da Natureza? Hoje você aprenderá um pouco mais sobre o Bioma predominante na nossa região Centro Oeste: o Cerrado, suas espécies típicas e a necessidade de sua conservação. Vamos lá? Tenha uma excelente experiência!
ATIVIDADE 1
Vamos conhecer um pouco do Cerrado brasileiro? Para dar início, faça a leitura do trecho abaixo, da professora Rafaela Sousa, do site Brasil Escola:
O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil, compreendendo cerca de 22% do território brasileiro. Caracteriza-se por ser uma região de savana, estendendo-se por cerca de 200 milhões de quilômetros quadrados. Possui uma formação vegetal de grande biodiversidade e grande potencial aquífero, no entanto, é considerado atualmente o segundo bioma do Brasil mais ameaçado.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/cerrado.htm
Após a leitura do texto, pare, pense e responda: Você conhece todas as palavras do texto? Sabe o significado de todas elas? Se não conhece, anote-as no seu caderno e pesquise os seus significados em um dicionário ou no Google.
ATIVIDADE 2
Vamos dar sequência aos nossos estudos, assistindo o vídeo indicado abaixo sobre a fauna e flora do Cerrado, suas características e ameaças:
ATIVIDADE 3
Qual é o nome desse fruto do Cerrado?
Se você disse pequi ou piqui, acertou! Vamos saber um pouco mais sobre a Caryocar brasiliense e outras espécies vegetais do Cerrado? Acesse o link indicado abaixo:
Link texto: https://www.curtamais.com.br/goiania/11-frutas-do-cerrado-que-todo-mundo-deveria-conhecer
ATIVIDADE 4
Quantas informações você aprendeu hoje, hein?! Vamos finalizar essa etapa com um vídeo produzido pelo WWF-Brasil que aponta a relação entre o Cerrado e a água. Nosso bioma pode ser considerado uma grande “caixa d’água” para o País, pois os rios que nascem aqui abastecem grandes bacias hidrográficas brasileiras, além de todo o Pantanal. Mas toda essa riqueza está ameaçada! Vamos lá?
ATIVIDADE 5
Você sabia que o Dia do Cerrado é comemorado dia no 11 de setembro, desde o ano de 2003? Apesar da data, e de sua importância, o referido bioma ainda não é reconhecido como Patrimônio Nacional, tal como a Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Pantanal Mato-Grossense. Há dez anos tramita, no Congresso Nacional, a PEC 504/10, que propõe a inclusão do Cerrado e da Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional. No link abaixo, você consegue acompanhar os trâmites dessa PEC:
Link PEC: https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/483817
Mediante tudo o que você estudou sobre o nosso bioma, assim como a informação de que há décadas aguardamos a alteração do § 4º do art. 225 da Constituição Federal, para incluir o Cerrado e a Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional; realize a seguinte atividade: crie um material de divulgação, manual ou digital, sobre as características do Cerrado, sua importância nacional e a importância de acompanharmos e reivindicarmos a aprovação da PEC 504/10.
Até a nossa próxima jornada!
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Referencial Bibliográfico | BBC News Brasil. Cerrado, a ‘floresta de cabeça para baixo’ que leva água à boa parte do Brasil. Youtube, 8 de fev. de 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wIQ4yIiowHw&t=102s>. Acesso em dez. 2021. Repórter Eco. O futuro incerto do Cerrado brasileiro. Youtube, 4 de jun. de 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2E02cEu0Nvs>. Acesso em dez. 2021. |
Componente curricular | Habilidades |
Ciências da Natureza | Estruturantes (EF07CI07-A) Identificar as características do Cerrado, destacando seu predomínio em Goiás e seu potencial hídrico. (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração. |
Proponentes/Professores: | Adriana Cristina da Silva / Eulina Pereira Campos Luiz |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Laurício Pedro Rasmussem |
CRE: | Central |