Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 14/12, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?
Nesta atividade conversaremos sobre o Princípio Fundamental da Contagem, também conhecido como Princípio Multiplicativo.
Você sabia que existe um Princípio que nos auxilia a realizar a contagem, ou seja, determinar a quantidade de possibilidades de um evento, sem ter que contar um a um.
Vou te dar exemplos de casos onde são utilizados o Princípio multiplicativo:
Podemos utilizar esse princípio para realizar todos esses cálculos! Veja um caso na prática, por meio de uma situação-problema:
Vamos analisar o problema: ganhará o prêmio quem montar o maior número de combinações possíveis com o kit de roupa da loja.
Para ajudar na interpretação e resolução do problema, utilizaremos o “Diagrama da árvore” que permite fazer um planejamento. Veja:
Começando com a camiseta azul e a partir dela todas as possíveis combinações com as 4 saias e 2 sapatos, chegando num total de 8 combinações com essa camiseta.
Em seguida, com a camiseta amarela, a mesma coisa foi feita, todas as combinações possíveis com as 4 saias e os 2 sapatos, que somaram mais 8 combinações também.
E assim, sucessivamente com as outras 4 camisetas. E com cada uma delas, é possível fazer 8 combinações diferentes com as 4 saias e os 2 sapatos.
Percebeu que o Principio Multiplicativo possibilitou realizar os cálculos de maneira mais ágil? Assista ao vídeo do professor Hélio que apresenta exemplos utilizando o Princípio Multiplicativo:
ATIVIDADE 1
RESOLVA O PROBLEMA A SEGUIR UTILIZANDO O DIAGRAMA DA ARVORE E O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM:
Um Restaurante prepara 4 tipos de pratos quentes (frango, peixe, carne vermelha e massa), 3 saladas (verde, legumes e mista) e 3 sobremesas (sorvete, pudim e salada de frutas). De quantas maneiras diferentes um cliente pode consumir um prato quente, uma salada e uma sobremesa?
Assista a íntegra do programa veiculado na TV:
Componente | Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0727) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam o cálculo da probabilidade de eventos, a partir da construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1. |
EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 7ª série