You are currently viewing Ciências da Natureza – Como o arco-íris é formado?

Ciências da Natureza – Como o arco-íris é formado?

Olá estudante! Você sabe de que é feito o Arco-íris? Como surge? Nesta atividade você entenderá o que são as cores e sua relação com a luz e assim, compreender como o Arco-Íris é formado! Vamos lá?

Você deve estar cansado e entediado nessa quarentena, correto? Então que tal aproveitar o tempo para aprender coisas super legais? Você sabia que foi durante uma quarentena que o cientista Isaac Newton descobriu como o arco-íris era formado? Já que estava sem nada para fazer, resolveu pôr em prática suas curiosidades através de experimentos!  Para entender melhor o experimento desse grande cientista, leia o texto “Newton e as Cores” do portal MUNDO EDUCAÇÃO de Marco Aurélio da Silva Santos:

Newton e as Cores

Newton foi cientista, físico e matemático inglês muito reconhecido pelos seus inúmeros trabalhos no campo da mecânica. Contudo, não se ateve somente a esse ramo da física. No ano de 1672, ele publicou um trabalho onde apresentava ideias sobre as cores dos corpos. Passados aproximadamente três séculos e meio, ainda hoje as ideias propostas por este cientista são aceitas.

Por meio de um simples experimento, Isaac Newton percebeu a dispersão da luz branca, ou seja, conseguiu visualizar que se a mesma incidisse sobre um prisma de vidro, totalmente polido, dava origem a inúmeras outras cores. Foi a partir daí que esse cientista começou seus estudos sobre as cores dos corpos. Muitos anos antes de Newton, já se tinha a ideia de que a luz branca dava origem a um feixe colorido quando atravessava um prisma de vidro. No entanto, nessa época tinha-se a ideia de que o aparecimento das cores a partir da luz branca acontecia em razão das impurezas que a mesma recebia quando incidia sobre o prisma de vidro.

Isaac Newton curioso em descobrir porque tal acontecimento ocorria, pegou um prisma totalmente polido e o colocou frente a um orifício que ele mesmo fizera na janela do seu quarto. Com esse feito, ele percebeu que a luz branca, proveniente do Sol, se dispersava em feixes coloridos e a esse conjunto de cores chamou SPECTRUM. Newton não era a favor da ideia de que esse colorido surgia devido a impurezas existentes no prisma. Assim sendo, realizou novo experimento onde deixava apenas uma cor passar através de um segundo prisma. Com isso, verificou que o mesmo não adicionava nada ao feixe de luz que incidia sobre ele. Dessa forma, o físico lançou a hipótese de que a luz não era pura, mas sim formada pela mistura ou superposição de todas as cores do espectro, e concluiu ainda que a luz se decompõe por causa da refração que sofre ao passar de um meio para outro com índices de refração diferentes.

Além de fazer o estudo sobre a dispersão da luz, Newton teorizou sobre as cores dos corpos. Segundo ele “as cores de todos os corpos são devidas simplesmente ao fato de que eles refletem a luz de uma certa cor em maior quantidade do que as outras”. Essa teoria teve grande oposição no meio científico, fato esse que levou Isaac Newton a publicar seus trabalhos sobre a óptica somente muitos anos mais tarde.Newton e a experiência da dispersão da luz.

Newton e a experiência da dispersão da luz.

Disponível em:

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/newton-as-cores.htm

Viu quanta coisa legal dá para fazer na quarentena? Basta um pouco de curiosidade! Para entender melhor a decomposição da luz branca em cores e suas combinações, assista o vídeo a seguir:

Entenda tudo sobre a teoria das cores, canal NOIZ criatividade

Agora, que tal um experimento para testarmos essas teorias na prática? Veja o vídeo a seguir e tente reproduzir em casa:

Azul+Verde+Vermeho=Branco?, canal Manual do Mundo

E aí? Está convencido de que as cores que existem é a decomposição da luz branca? Então você pode começar a pensar: como o arco-íris no céu é formado? Já sabemos que as cores que lá estão só podem vir da luz branca. No céu, a única fonte de luz só poderia ser do sol! Ok. A luz vem do sol. Mas como ela se decompõe? Existem prismas no céu? Claro que não né! No céu existem gotículas de água que agem como prisma. Pense bem, em qual momento é mais comum ver arco-íris? Não é exatamente durante ou após chuvas? Pois bem, as gotículas de água suspensas na atmosfera refratam a luz que chega do sol, agindo exatamente como o prisma de Newton! Para entender melhor, assista o vídeo a seguir:

De onde vem o Arco-Íris, canal De onde Vem?

Agora leia o texto “Como se forma o arco-íris?” do portal EBC e busque fazer os experimentos indicados por ele em sua casa:

Como se forma o Arco-Íris?

O arco-íris nasce de um encontro entre a luz do sol e as gotas de chuva, e é por isso que ele só aparece se tiver chuva caindo e sol brilhando ao mesmo tempo.

A luz do sol, que é branca, é feita de todas as cores. Mas, para que as cores sejam separadas, é preciso que a luz encontre uma gota de água. As nuvens de chuva são feitas de muitas gotas de água, por isso quanto mais estiver chovendo, ou mais perto de você, maior poderá ser o arco-íris. Mostre à criança como o arco-íris vai desaparecer não por magia, mas apenas porque a chuva vai parar – ou porque outra nuvem vai esconder o sol.

Experiência em casa

Para criar um arco-íris artificial, tem duas formas simples e só precisa que tenha sol lá fora. A primeira envolve colocar um pequeno espelho em um copo com água. Coloque o copo perto de uma janela, ou de forma que a luz do sol bata direto no copo. Depois, vire o espelho, flutuando dentro do copo, até que esteja refletindo a luz do sol em uma parede. Aí, você verá um arco-íris dentro de sua casa – ainda que não seja circular! Outra forma é utilizando uma mangueira. Peça para um adulto pressionar o dedão contra o jato da mangueira movendo-a para cima e para baixo. Fique entre o adulto e o sol. Aparecerá, assim, uma “cortina íris”, ou uma “parede íris”, em vez do arco.

Disponível em:

https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/04/como-se-forma-o-arco-iris

Agora que já executou os experimentos acima, e já está sabendo tudo sobre como as cores são formadas pela luz, é hora de sintetizar tudo que aprendeu. No seu caderno de ciências, faça uma tirinha em quadrinhos com personagens que você mesmo criará que envolvam os conhecimentos adquiridos hoje. O objetivo da tirinha é explicar para outras pessoas, de forma divertida, a formação do arco-íris.

Bom trabalho e até breve!

Saiba Mais | Referências:Dispersão da luz – Brasil escola: https://www.youtube.com/watch?v=JvV1w_14q6U (Dispersão da luz – Brasil Escola, canal Brasil Escola, disponível no site YouTube)   Visualização de cores: https://www.youtube.com/watch?v=GDN8Uyw1uRI (FÍSICA – ÓPTICA 06 – CORES – Prof. Daniel Sfair, canal Só 10 minutos, disponível no site YouTube)
Objeto de ConhecimentoRadiação – Espectros e comportamento da luz; transmissão e recepção da imagem e do som
Componente CurricularCiências
Habilidades(EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.
Proponentes/ Professores:Bruno Bastos Gonçalves
Instituição Educacional:E.M. Coronel José Viana Alves
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma H (8º ano) – Experiências e Curiosidades