O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral e sintética que, apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento.
Assista ao vídeo dos Professores Rocha e Lobão do Canal Mais Geo:
Atividade
Questão 1
Explique o que você entendeu sobre o que é o IDH.
Questão 2
Explique como é calculado o IDH?
O desenvolvimento humano, tecnológico, econômico e social
O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser. Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano.
Os países que apresentam um melhor IDH são consequentemente países com um bom desenvolvimento econômico e tecnológico, ao observar a tabela sobre o ranking do IDH global de 2014, percebemos que dos cinco primeiros países, quatro são do continente europeu e um da Oceania, uma característica desses países é o baixo quantitativo populacional, somente a Austrália e os Países Baixos possuem uma população entre 15 e 30 milhões de habitantes, os outros países possuem uma população abaixo dos 10 milhões de habitantes, ou seja, não podemos ficar comparando o Brasil com esses países, pois as nossas características são muito diferentes, segundo o censo do IBGE de 2010, as cinco melhores cidades para se viver no Brasil estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste, dentre elas somente um é uma capital, que é Florianópolis com o IDHM de 0,847.
O IDH do Brasil em 2014 foi de 0,755, em 2019 chegamos em 0761, é um crescimento modesto que mostra o tanto que ainda temos que evoluir, nas perspectivas sociais, econômicas, tecnológicas e humanas.
Atividade
Questão 3
Para observação, pesquise na internet fotos e imagens de cidades e do povo dos países que aparecem na tabela, depois compare as fotos com a realidade que temos no Brasil.
Questão 4
Para observação, pesquise na internet fotos e imagens das cidades que aparecem na tabela, depois compare as fotos com a realidade que temos em Goiânia.
Texto elaborado com fins pedagógicos. Referências: | UNDP. Desenvolvimento Humano e IDH. Disponível em: <https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html>. Acesso em: 03 de Novembro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos. |
Componente Curricular: | Geografia |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJACI0605) Analisar os impactos (positivos e negativos) do desenvolvimento científico e dos recursos tecnológicos na sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida. |