You are currently viewing Língua Portuguesa e Arte – Aprender cantando

Língua Portuguesa e Arte – Aprender cantando

Olá! Hoje vamos aprender sobre a cantiga popular,  saber sobre a diversidade cultural e brincar com as palavras por  meio da música e descobrir que ler, escrever e cantar é  sempre um presente.


Atividade 1 

Quem conhece alguma cantiga popular? 

A cantiga é gênero textual: canção (música) 

Vamos conhecer o gênero textual: cantigas populares são textos curtos, fáceis de  memorizar, passados oralmente de geração, que podem apresentar algumas  variações na letra. Pela a repetição das estruturas, pelo ritmo, pela a melodia e  pela a ludicidade. Possibilitam a brincar com as palavras. 

Atividade 2 

⮚ Vamos ouvir e acompanhar fazendo gestos a cada momento da cantiga. ⮚ Fique Atento! Durante o vídeo algumas perguntas terão que ser respondidas.

Você já conhecia essa Cantiga popular? 

A barata diz que tem o que? 

Por que será que ela é diferente? 

Conversem depois com seus familiares quais as cantigas que fizeram parte da  infância deles.  

Atividade 3 

⮚ A cantiga foi escrito em versos, cada linha é um verso.  

⮚ Rimas é um recurso de estilo de linguagem bastante utilizado em textos  dos gêneros discursivos estruturados em versos, como poemas e músicas. Esse  recurso é utilizado com o objetivo de atribuir aos textos  mais sonoridade, ritmo e musicalidade. 

Vamos observar: ler  

A barata 

A barata diz que tem sete saias de filó 

É mentira da barata, ela tem é uma só 

Ra ra ra, ró ró ró ela tem é uma só! 

Ra ra ra, ró ró ró ela tem é uma só! 

A barata diz que tem um anel de formatura 

É mentira da barata, ela tem é casca dura 

Ra ra ra, ró ró ela tem é casca dura 

Ra ra ra, ró ró ró ela tem é casca dura 

A barata diz que tem uma cama de marfim 

É mentira da barata, ela tem é de capim 

Ra ra ra, ró ró ró ela tem é de capim 

Ra ra ra, ró ró ró ela tem é de capim 

A barata diz que tem um sapato de veludo 

É mentira da barata, ela tem é o pé peludo 

Ra ra ra, ró ró ró ela… 

Fonte: Musixmatch 

Atividade 4 

Agora! Copie no seu caderno a Cantiga “A barata” 

Pinte na cantiga 

De azul, um verso que diz que a barata é mentirosa. 

⮚ De vermelho, um verso que repete em toda cantiga. 

⮚ Circulem na cantiga as palavras que rimam 

⮚ Leia este verso.

RA RA RA RÓ RÓ RÓ 

O que esse verso acima quer mostrar?

 ⮚ Faça um circulo na cantiga acima o que a barata tem de verdade


Saiba Mais |  Referências:

“O Cravo e a Rosa | As melhores músicas infantis | 22 minutos” Canal: MundoDasCriancasTV – https://www.youtube.com/watch?v=LI-_AWsTt98

“Alecrim Dourado | Músicas infants | Músicas de Ninar” Canal: MundoDasCriancasTV – https://www.youtube.com/watch?v=oBR1PDhpTck

Objeto de  ConhecimentoCantiga popular Prática da oralidade Educação literária Estudo sobre a língua escrita Versos Rimas GO-Materialidade: Expressão, consciência e percepção do  corpo.
Habilidades (EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos  (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar,  riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou  discordância), expressão corporal, tom de voz.  (EF15LP12-A) Reconhecer que as expressões corporais  podem ser associadas a fala, exercendo papel importante na  construção dos sentidos dos textos orais (EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantigas, quadrinhas,  parlendas, trava línguas e canções, entre outros, rimas,  aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e  à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. (EF12LP07-A) Reconhecer, no processo de leitura, recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos,  de modo que seja possível reproduzi-los em atividades de  escrita e reescrita, assim como de criá-los em atividades de  produção de textos.  (EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando  as rimas. (GO-EF01AR27) Experimentar diferentes formas de expressão,  consciência e percepção do corpo, tais como: elementos das  práticas somáticas, danças de roda, jogos e brincadeiras  tradicionais e contemporâneas, contação de histórias  dramatizadas e outras atividades interartísticas.

Proponentes/  Professores Língua Portuguesa / Arte e dança Professora: Kátia P. Borges
Instituição  Educacional:Escola Municipal Santa Helena 
CRE: Regional Bretas