Olá! Hoje vamos aprender um pouco mais sobre economia. E você já sabe que o dinheiro vem do trabalho! Você já ouvi várias vezes, que precisamos de dinheiro para comprar o que precisamos?
Provavelmente já! E muitas vezes fizeram compras com seus responsáveis e percebeu que eles verificam o preço e também a validade dos produtos e sempre efetuam o pagamento utilizando cartão ou dinheiro. E quando querem comprar um produto diferente, que custa mais dos eles tem, eles vão juntando o dinheiro aos poucos. É isso que você vai saber como se faz!
Atividade 1
Acesse o link abaixo e assista aos vídeos. Convide a sua família.
Livro Animado Zequinha e a Poupança
Educação Financeira para crianças – Poupar
Atividade 2
Agora que você aprendeu como poupar, vamos pensar sobre as perguntas.
Você também sonha em comprar algo?
Sabe o valor?
Se ainda não tem o valor necessário, faça igual ao Zequinha e Lélio, comece a poupar! Pense, registre ou desenhe em seu caderno quanto falta e como poderá organizar essa poupança.
Atividade 3
Acesse o link abaixo e assista aos vídeos. Convide a sua família.
Sésamo: Sonhar Planejar Alcançar – Música
Problemas de matemática para crianças – Adição e subtração
Agora que você assistiu ao vídeo resolva os problemas em seu caderno.
Elmo quer comprar um brinquedo que custa R$ 70,00. No seu aniversário ganhou R$20,00 de seu pai, R$30,00 de sua avó e mais R$30,00 de seu padrinho. Elmo já tem dinheiro que dá para comprar o brinquedo desejado?
Elmo sempre sonhou em ter um carrinho de controle remoto que custa R$98,00. Para realizar seu sonho começou a fazer uma poupança guardando todo o dinheiro que ganha. Ontem contou suas economias e viu que já tem R$75,00. Ajude Elmo a calcular quanto ainda falta.
Atividade 4
Que tal movimentar o corpo cantando e dançando com a Dança da Poupança Silver MC – Chame quem estiver em casa, arraste o sofá e vamos Dançar?!
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Consumo consciente, educação financeira e economiaProblemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).Sistema monetário brasileiro.Elementos constitutivos da dança. |
Habilidades | (EF02MA20-B) Verificar se é possível comprar ou não com determinados valores, priorizando compras necessárias, enfatizando o consumo consciente e a economia.(EF02MA06-A) Ler e interpretar problemas de adição e subtração, envolvendo números de até três ordens.(EF02MA06-B) Resolver problemas de adição e de subtração, em situações cotidianas, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais, validando os resultados utilizando recursos tecnológicos digitais. Exemplo: um grupo de 3 objetos e outro de 8 objetos, ao se juntarem, formam outro com 11 objetos; a um grupo com 8 objetos acrescentar mais 3 objetos, assim, o grupo passa a ter 11 objetos; em um grupo com 11 objetos, separar um grupo de 8 objetos, logo, o outro grupo terá 3 objetos; de um grupo de 11 objetos, retirar 3 objetos, logo, sobra um grupo com 8 objetos.(GO-EF02EF14) Vivenciar e fruir várias formas de dança, principalmente de livre interpretação e imitação empregando seu potencial artístico e criativo na criação do movimento dançado. |
Proponentes/ Professores: | Rosidelma Garcia Naves |
Instituição Educacional: | Escola Municipal de Tempo Integral Santa Marta |
CRE: | Central |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma B – 2º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo