Olá, preparados para iniciar mais uma etapa em sua aprendizagem? Então vamos lá! Você já notou que os números estão presentes em muitas situações da nossa vida? Mas porque existem os números?
ATIVIDADE 1:
Vamos assistir ao vídeo em que Ludi descobre porque existem tantos números e também, em que situações do dia-a-dia utilizamos eles.
Você notou? Os números estão presentes em muitas situações de nossa vida. Quando você mede um tecido, quando verifica a classificação do seu time de futebol, quando lhe perguntam o número do seu telefone ou CPF, você precisa utilizar números.
ATIVIDADE 2:
Vamos refletir sobre a presença dos números em nossa vida.
Pare e pense um pouco!
Em que você usa ou vê números em sua casa? Onde você vê, números na rua?
Os números fazem ou não parte da sua vida?
Muito bem! Sim, Os números estão presentes em muitos momentos da nossa vida!
ATIVIDADE 3:
Vamos praticar, mais um pouco?
Como você já aprendeu, os números estão presentes na maioria de nossas atividades, são importantes para nossa vida. Por isso precisamos conhecê-los melhor.
Você sabia que o sistema de numeração que utilizamos é chamado de decimal? Isso porque representamos a quantidade de objetos, animais, brinquedos, entre outros; agrupados de 10 em 10.
Graças a esse sistema de numeração decimal, podemos realizar várias operações com os números, como por exemplo: adição e subtração.
Agora que já conhecemos um pouco dos números, vamos contar com a parlenda? Um, dois, feijão com arroz.
Acesse ao vídeo:
Que tal brincar de amarelinha, você pode riscar uma amarelinha no chão com auxílio de um graveto, escrever os números de 0 a 10 e se divertir, com os irmãos e toda a família, ou até mesmo sozinho.
Boa diversão! E até a próxima.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações. |
Componente Curricular | Matemática |
Habilidades | (EF01MA01-A) Reconhecer a utilização de números no seu contexto diário, representado por imagens ou não, como indicador de quantidade, em problemas de contagem de objetos do cotidiano, quantos tem ou onde há mais, ordem do 1º ao 10º, em brincadeiras de tradição e situações cotidianas, como tabelas de campeonatos esportivos e código, como números utilizados em contas, RG, CPF, título de leitor, código de barras, utilizando a expressão oral. (EF01MA04-A) Utilizar a contagem oral nas brincadeiras, jogos e em situações nas quais as crianças reconhecem suas necessidades. |
Proponente/professora | Nildilene Bárbara Marques |
Instituição Educacional: | E. M. Grande Retiro |
CRE: | CENTRAL |