Olá, estudante!
Esta videoaula de Arte/Música foi veiculada na TV no dia 30/11/2020 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Processo rudimentar de composição das paródias. Brincadeira auditiva com os parâmetros sonoros.
Você sabia que as canções são, simplificadamente, o conjunto melodia-ritmo-letra? E as letras podem ser modificadas por nós em uma brincadeira que chamamos de Paródia. Claro que devemos citar sempre a autoria da composição, como já aprendemos aqui. O músico e professor Marcelo Serralva fez uma Roda de Música onde brinca com algumas canções conhecidas por nós. Vamos apreciar e nos inspirar?
Então? Se inspirou? Muito legal o trabalho do Marcelo Serralva. Visitem o canal dele no Youtube: MARCELO SERRALVA TV para conhecer mais brincadeiras.
A Música é uma grande brincadeira e deve ser sentida, deve ser acolhida por nós. Mas como podemos definir a Música? Música é mistura de som e silêncio. Podemos utilizar qualquer som para fazer Música. Mas, devemos ter a intenção de fazer com que esse som seja ouvido como Música.
Vamos agora, com o professor Gabriel Silva, fazer uma brincadeira com sons. Vamos testar nosso ouvido musical em um ditado sonoro. Nada mais nada menos que uma brincadeira com timbres.
Que tal reunir essas informações e fazer uma grande brincadeira musical? Sugiro que você tente escrever e cantar uma paródia com músicas mais simples como Alecrim dourado, Ciranda-cirandinha, Se essa rua fosse minha… e depois, se aventure com outras músicas que você goste.
Você pode também, gravar alguns sons com o celular e fazer um ditado sonoro com sua família, valendo palmas para quem acertar. Invente, pesquise, registre, brinque com os sons. Visite o canal PROF. GABRIEL SILVA para pesquisar mais sobre brincadeiras musicais.
Estamos na torcida para que tudo isso acabe logo e voltemos a nos encontrar em breve. Para isso, vamos fazendo nossa parte nos cuidando e cuidando de quem está conosco. Fique em casa! Mas se precisar sair, use máscara! E não esqueça de lavar sempre as mãos!
MÚSICA
Objeto de conhecimento e Habilidades
Elementos da linguagem
(EF46AR14-A) Entender que a matéria prima da música é o som e que este possui diferentes características, conceituando-as: parâmetros do som. (EF46AR14-B) Perceber e classificar os parâmetros do som na música por meio de práticas diversas. (EF46AR14-C) Distinguir, manipular e conceituar os elementos constitutivos na música (melodia, ritmo, harmonia, etc).
Processos de criação
(EF46AR17-C) Promover a criatividade, a imaginação, a expressividade e a criticidade por meio de composições e improvisações musicais individuais e coletivas.
(EF46AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
Materialidades
(EF46AR15-A) Discriminar fontes sonoras áudio e vídeo.
(EF46AR15-B) Classificar de acordo com os parâmetros do som e os elementos constitutivos da música, as diferentes fontes sonoras (convencionais e não convencionais), incluindo as regionalidades valorizando o conhecimento popular de sua localidade.
(EF46AR17-C) Promover a criatividade, a imaginação, a expressividade e a criticidade por meio de composições e improvisações musicais individuais e coletivas.
(EF46AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.