Olá, sabemos que os gráficos servem para facilitar a interpretação de informações importantes nos meios sociais e científicos. Eles facilitam a organização dos dados coletados através de pesquisas e estudos. A pictografia é a forma de escrita pela qual as ideias e objetivos são transmitidos através de desenhos. O uso desses desenhos nos gráficos nos ajuda também a interpretar os gráficos que estão em outros idiomas.
ATIVIDADE 1.
Assista ao vídeo:
Esse vídeo mostra o que é uma pictografia, um pouco de sua história, e sua utilização em várias áreas do conhecimento, inclusive na Matemática; que na linguagem gráfica os pictogramas são utilizados como um facilitador na interpretação dos dados apresentados.
ATIVIDADE 2
Assista ao vídeo:
Esse vídeo tem uma explicação detalhada de como interpretar um gráfico pictórico.
ATIVIDADE 3
A professora Aline realizou uma campanha com seus alunos para arrecadar garrafas pet para doá-las a um orfanato. Observe abaixo, o total arrecadado:
Turmas | Quantidades |
5 ano A | 50 |
5 ano B | 60 |
5 ano C | 20 |
5 ano D | 70 |
5 ano E | 50 |
Agora em uma folha construa um gráfico pictórico, onde o desenho de uma garrafa pet corresponde a 10 garrafas.
ATIVIDADE 4
Em uma folha, faça um pequeno texto explicando o que você aprendeu sobre pictogramas e gráficos pictóricos.
Para saber mais:
Objeto de Conhecimento | – Gráficos pictóricos;- Representação de dados em gráficos pictóricos. |
Habilidades | (EF05MA24-A) Ler e Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos de colunas ou linhas, referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, com ou sem planilha eletrônica.(EF05MA24-B) Produzir textos, descrever, com o objetivo de sintetizar conclusões a respeito dos dados estatísticos em tabelas e gráficos de colunas ou linhas, referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito.(EF05MA24-C) Interpretar dados estatísticos apresentados em gráficos de colunas e de setores. |
Proponentes/ Professores: | Darilia Borges de Souza, Edward e Normando |
Instituição Educacional: | Escola Municipal de Tempo Integral Setor Grajaú |
CRE: | Jarbas Jayme |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo