Economizar e guardar dinheiro são decisões importantes para quem deseja realizar planos futuros e viver livre de preocupações.
Apesar do dinheiro ter sido feito para gastar, é preciso ter controle e planejamento dos gastos. Antes de comprar qualquer coisa pergunte para si mesmo: isso realmente é necessário nesse momento? Ou é apenas um desejo?
ATIVIDADE 1
Pensando nesta reflexão, escreva um parágrafo argumentativo interpretando a imagem: por que você acha que foi colocado um cadeado e uma corrente segurando o dinheiro? O que eles simbolizam?
Continuando os estudos, reflita um pouco: “Economizar, pra quê?”
Você aprenderá, no vídeo a seguir, a organizar as finanças de modo a economizar e a planejar para o futuro. Vamos assistir?
ATIVIDADE 2
O que você aprendeu sobre como economizar? Você observou como é importante fazer uma lista detalhada de gastos para ajudar sua família a economizar e guardar dinheiro para emergências e ainda planejar para futuro?
Investigue quais são os gastos da sua família. Faça uma lista detalhada, como a apresentada na figura abaixo:
Agora é sua vez de elencar os itens não essenciais (supérfluos) existentes nos gastos mensais de sua residência.
Depois de conferir a sua lista, converse com sua família quais gastos poderiam ser cortados do orçamento familiar do próximo mês. Planejem também o que farão com o dinheiro que pretendem poupar.
Vamos pensar mais um pouco no que aprendemos no vídeo? Mas antes assista ao vídeo abaixo que ensina como calcular porcentagens. Também há outros vídeos interessantes no “saber mais”.
https://www.youtube.com/watch?v=Kn6al_RauLE
(Porcentagem – Introdução | Matemática Rio, Youtube)
Reflita e responda em seu caderno as questões abaixo:
- Foi sugerido que guardemos de 10 a 15 por cento do salário mensal para gastos com emergências. Suponha que seus pais tenham uma renda mensal de R$ 2.200,00. Quantos reais precisam guardar para poupar 10% desse salário? Ao continuar guardando esse percentual do salário mensalmente, quanto terão acumulado ao final de um ano?
- Suponha que sua família possa reservar um pouco mais a cada mês, 15%. Qual o novo valor poupado a cada mês? Depois de 1 ano poupando, qual será o valor total da reserva financeira da família?
Bons estudos!
Saber Mais:
Calculando porcentagens: vídeo “Problema Envolvendo Cálculo de Porcentagem | Matemática Rio” publicado no canal Matemática Rio com Prof Rafael Procópio https://www.youtube.com/watch?v=EOQup5iEt_g
Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – H e I – Educação Financeira e Empreendedorismo.
HABILIDADES:
MATEMÁTICA: (EF08MA04-B) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.
PORTUGUÊS:
(EF67LP01-A) Observar e compreender a relevância e a relação dos textos linkados, considerando o objetivo de leitura.
(EF67LP03-B) Posicionar-se em relação aos enfoques dados aos fatos/assuntos veiculados.
(EF67LP20-A) Investigar um tema proposto, elaborando questões e hipóteses que orientarão na busca e seleção de informações que podem solucionar um problema proposto etc.
Ciclo da Adolescência – Turma H (8º ano) – Ed. Financeira e Empreendedorismo