Olá!! Hoje vamos aprender sobre alimentação saudável. Você sabia que através de boas escolhas podemos montar um prato saudável?
ATIVIDADE 1
Por que ter uma alimentação saudável?
É uma questão de sobrevivência. Para estar bem nutridos, devemos consumir alimentos variados de boas qualidades, apropriadas. Sem isso, nosso corpo não desenvolve. Para evitar a desnutrição, anemia, obesidade, deficiência de vitamina A (que pode causar cegueira e infecção). São os alimentos que oferecem a energia de que necessitamos para raciocinar, crescer e para realizar atividades físicas. Para gastar na hora das brincadeiras para conversar, pular, ter disposição.
Após ler o texto acima faça uma reflexão sobre que alimentos costumam comer nas principais refeições diárias. Lembre-se que muitos podem ter alimentação diferente, já que o cardápio varia de acordo com cada região, as características climáticas e os hábitos alimentares da população.
ATIVIDADE 2
Agora que você compreendeu o quanto os alimentos saudáveis são importantes para a nossa saúde, vamos aprender a identificar os diferentes tipos de alimentos:
Na imagem a seguir você vai conhecer os outros grupos que formam a pirâmide alimentar.
Responda:
O que é e para que serve uma pirâmide alimentar?
Como se divide uma pirâmide alimentar?
Pesquise imagens de alimentos dos principais grupos da pirâmide alimentar e cole no seu caderno para compartilhar com seus familiares refletindo sobre a quantidade de alimentos adequados de uma refeição saudável.
Atividade 3:
Agora vamos dar uma olhada em algumas dicas para um alimentação mais saudável dadas pela Nutricionista Eda Maria Arruda Scur:
ATIVIDADE 4
Após assistir o vídeo e fazer uma reflexão com seus familiares, faça uma lista no caderno com algumas das dicas que a nutricionista deu e tente colocar em pratica em seu dia-a-dia com seus familiares.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de conhecimento | Diversidade dos alimentos/Hábitos alimentares |
Habilidades | (EAJACI0718) Reconhecer os grupos alimentares e compreender que os hábitos alimentares interferem na qualidade de vida; (EAJACI01010) Estabelecer relações diretas e indiretas entre qualidade de vida, práticas de atividades físicas regulares e manutenção da saúde. |
Proponentes/ Professores: | Kelen, Magna, Silvia e Rodolph. |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral |
CRE: | Jarbas Jayme |
EAJA – 1º Segmento – 4ª Série – Educação Ambiental e Saúde – Adaptada