Olá! Você já ouvir falar em um número conhecido como pi? Vamos nesta aula descobrir onde encontrá-lo e qual o seu valor.
ATIVIDADE 1
Você se lembra o que é uma circunferência? E círculo? Para recordar os conceitos de circunferência, círculo e seus elementos: assista ao vídeo “Isso Não é o Mesmo: Círculo e Circunferência | Vídeos Educativos para Crianças” do Canal Aula365-Brasil, disponível a seguir:
ATIVIDADE 2
E o tal do número pi? Onde o encontramos? Como saber seu valor? Para que serve? Para responder a essas perguntas, assista ao vídeo “TUDO SOBRE O NÚMERO PI – ONDE PODEMOS USAR E PARA QUE SERVE?” do Canal Matflix, disponível a seguir:
ATIVIDADE 3
Agora é sua vez de calcular:
Para essa atividade você precisará de:
► 5 objetos circulares de tamanhos diferente (copo, tampa de panela, prato, etc);
► fita métrica ou trena para efetuar as medidas (caso não os tenha, você poderá usar um pedaço de barbante ou linha juntamente com uma régua);
► e, para facilitar os cálculo, você poderá usar uma calculadora.
◘ Preencha a tabela a seguir com o nome dos objetos circulares escolhidos por você e a medida de contorno e diâmetro de cada um.
◘ Com o auxílio da calculadora, divida a medida do contorno pela medida do diâmetro e anote na coluna indicada.
objeto escolhido | contorno (c) | Diâmetro (d) | c : d |
---|---|---|---|
Agora responda:
1. Há semelhança entre os valores obtidos na última coluna da tabela?
2. Por que os valores não foram idênticos?
3. Que nome recebe a razão (divisão) entre o contorno (comprimento) da circunferência e o diâmetro?
Saiba Mais | Referências
“Fatos curiosos e interessantes sobre o Pi – Professora Erica – Matemática Genial”:
“Dia do Pi: para que se usa a mais famosa constante matemática”, disponível no site BBC Brasil:
“O número Pi na arte”, de Catherine Beltrão, disponível no site Arte na Rede:
“Uma breve história do número pi” – Professor Abner Pereira, disponível a seguir:
“Por que o Pi intriga matemáticos, engenheiros e cientistas até hoje” – Da Redação, com IDG News Service:
Aplicativo gratuito para smartphone “Pi Trainer”:
Objeto de Conhecimento | Elementos básicos da circunferência A natureza histórica do número π |
Habilidades | (EF07MA22-B) Identificar os elementos básicos de uma circunferência, tais como raio, diâmetro, arco, flecha e corda, e suas diversas aplicações em resoluções de problemas. (EF07MA33) Estabelecer o número π como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica. |
Proponentes/ Professores | Débora Gonçalves Guimarães Diego Monteiro Silva Giovanna Marques Inácio Hugleibson Bernardo da Silva Peterson Rodrigues Gonçalves Costa |
Instituição Educacional | Escola Municipal Dona Rosa Martins Perim |
CRE | Maria Helena Batista Bretas |
Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Ed. Financeira e Empreendedorismo