Olá. Os jogos eletrônicos são aqueles realizados por meio de algum dispositivo eletrônico como o console (vídeo game), o tablete, o computador e o celular. Atualmente esses jogos são muito comuns, muito praticados e possuem muitos benefícios. Porém, devemos utilizá-los sempre respeitando limites de tempo de uso e nunca deixando de fazer atividades físicas que exigem mais esforço. Vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios e malefícios dos jogos eletrônicos e depois vamos jogar?
Atividade 1 –
Vamos aprender um pouco mais sobre os benefícios e malefícios dos jogos eletrônicos?
Benefícios, limites e malefícios dos jogos eletrônicos
Estudos apontam malefícios que os jogos eletrônicos podem trazer devido ao uso exagerado, como o sedentarismo (os jogadores ficam muito tempo sentados e são pouco motivados para a prática de atividade física), o vício pelo jogo, que leva a uma situação de dependência e a falta de amigos, pelo fato de passar mais tempo em jogo do que se relacionando com outras pessoas.
Por outro lado, se os jogos eletrônicos forem utilizados com moderação, eles podem trazer vários benefícios como: aumento da atenção, coordenação de movimentos, ampliação das experiências sensoriais e táteis e a realização de atividades físicas em jogos que o controle é feito por movimentos corporais.
Então é importante utilizar os jogos eletrônicos com limites de tempo de uso, para evitar que ocorram prejuízos à saúde e relacionamento pessoais dos jogadores.
(Texto adaptado do livro: Práticas corporais – Educação Física)
O texto que você leu apresenta benefícios e malefícios dos jogos eletrônicos. Copie em seu caderno de Educação Física a tabela abaixo e preencha-a com muita atenção utilizando as palavras em negrito.
criatividade – exagero – conhecimento – sedentarismo – coordenação – irritação – vício – concentração – diversão – antissocial
Benefícios | Malefícios |
Atividade 2
Os jogos eletrônicos com controle a partir do movimento corporal são uma ótima opção para as crianças, pois eles agregam os benefícios dos jogos eletrônicos com a realização de atividades físicas.
A proposta da atividade é dançar a partir de um vídeo do jogo eletrônico Just Dance, que utiliza o movimento corporal como controle.
Assista ao vídeo abaixo e dance tentando seguir o passo de algum dos personagens do jogo.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Brincadeiras e Jogos – Jogos eletrônicos |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidades | GO-EF04EF18 – Vivenciar diferentes categorias de jogos eletrônicos debatendo as relações da realidade virtual ao contexto do mundo real, bem como a relação e diferenciação da prática esportiva real e virtual. |
Proponentes/ Professores: | Cleonizar Costa AlvesDeise Giselle de OliveiraElker de Oliveira LourençoOrozimbo Cordeiro JúniorWanessa Godoi Pacheco Martins |
Instituição Educacional: | Escola Municipal João Alves de Queiroz |
CRE: | Jarbas Jayme |
Ensino Fundamental – Ciclo da infância –Turma D – 4° ano – Corpo, Expressão e Movimento